Instrutor gravataiense compartilhou práticas de policiamento comunitário e preventivo com 30 agentes cariocas
A Guarda Municipal de Gravataí (GMG) teve um de seus representantes na capacitação promovida pela Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-RJ), realizada em 29 de outubro, na academia da força pública municipal da capital fluminense. O coordenador de Policiamento Comunitário de Gravataí, Diógenes Gomes, ministrou aulas para 30 guardas da unidade de elite carioca, em um treinamento voltado ao fortalecimento das práticas de policiamento comunitário e preventivo, com foco na aproximação entre os agentes de segurança e a comunidade.
O secretário municipal para Assuntos de Segurança Pública, Emílio Teixeira, destacou a relevância nacional da experiência gravataiense:
“A participação de Gravataí na formação da Guarda Municipal do Rio de Janeiro evidencia o reconhecimento nacional das boas práticas desenvolvidas em nossa cidade. Temos uma doutrina de atuação que vem se espalhando por várias cidades do estado, e agora, ultrapassa as fronteiras do Rio Grande. Sermos chamados para ajudar no Rio é sinal de que estamos no rumo certo.”
Designado para a capacitação em razão de sua habilitação como instrutor pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Gomes participou, em maio deste ano, do Curso de Multiplicador de Policiamento Comunitário, realizado em Curitiba.
“Houve uma importante troca de conhecimentos e experiências com os colegas da Guarda Municipal do Rio de Janeiro. Apresentei a estrutura organizacional da GM de Gravataí, destacando o papel do Fundo Municipal de Segurança, e conheci a estrutura de comando e os sistemas de tecnologia utilizados para controle e atendimento de ocorrências”, relatou Gomes.
A iniciativa reforça a cooperação entre Guardas Municipais de diferentes regiões e contribui para disseminar um modelo de segurança mais humano, participativo e eficiente em todo o país.
Foto: Divulgação



