117 alunos concluem cursos profissionalizantes em elétrica, beleza, gastronomia e outras áreas.
Na última quinta-feira (18), Canoas foi palco da formatura da primeira turma do programa Emancipa Família Gaúcha, que celebrou a conquista de 117 pessoas capacitadas em cursos profissionalizantes. A cerimônia marcou não apenas o encerramento de uma etapa, mas também o início de novas possibilidades de inserção no mercado de trabalho e geração de renda.
O evento foi resultado da parceria entre a Central Única das Favelas (CUFA), a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado e a Prefeitura de Canoas, com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Transformando vidas
Para muitos participantes, o programa representa mais do que uma qualificação: significa uma oportunidade real de transformação.
Natan Santos, formado em elétrica, comemorou: “É de extrema importância ter esse diploma. Será um novo recomeço na minha vida profissional”.
Andrezza Delgau, da área da beleza, também celebrou o aprendizado: “O curso de manicure vai ampliar minhas possibilidades de aumento de renda e crescimento profissional”.
Impacto social e econômico
A coordenadora da CUFA em Canoas, Cristiane Dutra, destacou o alcance coletivo da iniciativa: “Hoje, nesta primeira turma de formandos, mostramos como parcerias como essa contribuem para o crescimento econômico de todos”.
O secretário municipal de Assistência Social, Márcio Freitas, reforçou o compromisso do poder público em apoiar iniciativas do gênero: “A cedência do espaço para os cursos me deixa feliz. Seguimos com um governo preocupado em garantir oportunidades para a população, e cada uma das 117 pessoas que se formaram hoje representa essa transformação”.
Foto: Bruna Ourique