Município recebe R$ 6,5 milhões em recursos federais, incluindo ambulância para o SAMU, kits de telemedicina e equipamentos para qualificar a saúde pública
Gravataí foi selecionada pelo programa Novo PAC Saúde, do governo federal, para a construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) São Judas Tadeu, ampliando o atendimento de saúde para os moradores da região. São mais de R$ 6,5 milhões em recursos, que também contemplam a aquisição de uma nova ambulância para o SAMU, dez kits de telemedicina e equipamentos para dez unidades de saúde do município.
Ao receber a confirmação na tarde desta sexta-feira, 18, o prefeito Luiz Zaffalon destacou a importância do investimento:
“Um trabalho nosso, de captação da nossa Secretaria da Saúde, que vai viabilizar a construção da 12ª unidade básica de saúde da nossa gestão.”
O vice-prefeito, Dr. Levi Melo, reforçou o impacto positivo da nova estrutura para os moradores de bairros como Parque Florido, São Judas Tadeu, Vila Rica, Bom Princípio, Bom Fim, Santa Fé, Vila Elisa e São Vicente:
“A estrutura é muito solicitada e, com a entrega, vamos poder ampliar o atendimento à população que procura os serviços de saúde do município nesta importante região da cidade.”
Para o secretário municipal de Saúde, Régis Fonseca, a nova UBS representará mais qualidade no atendimento:
“Será mais uma estrutura moderna e acessível que, junto com os kits de telemedicina e os novos equipamentos, vai trazer mais qualidade para a nossa já pujante rede municipal de saúde.”
Com a liberação dos recursos, o município dará início ao processo de licitação para a construção da nova unidade, que será referência de qualidade e acesso à saúde em Gravataí.
Desde 2021, a Prefeitura de Gravataí entregou dez novos postos de saúde, além da ampliação da emergência e a nova UTI do Hospital Dom João Becker. Nos últimos meses, também foram iniciadas as obras do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III) no bairro Cohab B e da nova UBS Bonsucesso, ambas com previsão de inauguração em 2026.
Foto: Jacson Dantas