Campanha imunizou 626 pessoas contra gripe, HPV e sarampo
Com o objetivo de garantir a proteção da população contra diversas doenças, a Prefeitura de Gravataí realizou, na última semana, uma ação especial no Gravataí Shopping para atualizar o esquema vacinal de pessoas de todas as idades. Durante a iniciativa, foram disponibilizadas três vacinas: Influenza (gripe), HPV e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). Ao todo, 626 doses foram aplicadas.
Proteção e conscientização
O prefeito Luiz Zaffalon destacou a importância da adesão à vacinação como estratégia de saúde pública. , “Foi-se o tempo em que a eficácia de vacinas era questionada. A Prefeitura faz a sua parte disponibilizando os imunizantes. Se todos fizerem a sua parte, a população de Gravataí estará protegida e as unidades de saúde disponíveis para atendimento de casos graves que não podem ser evitados com vacinas”, afirmou.
De acordo com o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, o município segue empenhado em facilitar o acesso aos imunizantes. “A prevenção é o melhor caminho. De forma permanente, realizamos ações para além das unidades de saúde, seja em escolas, seja durante eventos como o Rua Aberta, seja em atividades como esta no Gravataí Shopping”, ressaltou.
Somente contra a gripe, 565 doses foram aplicadas. O imunizante segue disponível em todas as 30 unidades de saúde para toda a população a partir dos 6 meses de idade. Já as vacinas contra HPV e sarampo permanecem acessíveis nas unidades ao longo da semana.
Conheça os imunizantes disponíveis
Vacina Influenza (gripe) – recomendada para toda a população a partir dos 6 meses de idade. O imunizante ajuda a reduzir a disseminação da gripe, evitando complicações respiratórias e internações hospitalares, especialmente durante os meses mais frios.
Vacina HPV – aplicada em crianças e adolescentes de 9 a 19 anos. Tradicionalmente oferecida para jovens de 9 a 14 anos, a vacinação foi ampliada até 31 de julho, abrangendo também aqueles entre 15 e 19 anos. O vírus HPV pode causar diversos tipos de câncer e verrugas genitais, tornando a vacinação essencial.
Vacina Tríplice Viral – protege contra sarampo, caxumba e rubéola, sendo recomendada para pessoas de 1 ano até 59 anos de idade. O esquema vacinal inclui duas doses para indivíduos de 1 a 29 anos, e uma dose para aqueles entre 30 e 59 anos. Profissionais da saúde, independentemente da idade, devem receber duas doses.
A Prefeitura reforça a importância da imunização como medida preventiva e convida toda a população a comparecer às unidades de saúde para garantir sua proteção.
Foto: Gabriel Muniz