Modelo une recursos de imagem profissionais e especificações de ponta
Apresentado pouco antes do Mobile World Congress de 2025, o Xiaomi 15 Ultra é o mais recente lançamento da marca no segmento de celulares premium. O modelo reúne especificações robustas e aposta em um sistema de câmeras desenvolvido em parceria com a Leica como principal diferencial.
Além do foco em fotografia, o dispositivo traz processador de última geração, bateria de alta capacidade e tela com brilho elevado, buscando atender tanto usuários exigentes em desempenho quanto entusiastas da imagem.
Design e tela
Com uma tela AMOLED de 6,73 polegadas, resolução WQHD+ (3.200 × 1.440) e taxa de atualização adaptativa de até 120 Hz, o aparelho oferece visibilidade mesmo sob luz direta, atingindo brilho de até 3.200 nits. Além disso, a proteção Glass 2.0 da Xiaomi e o acabamento que remete às câmeras Leica conferem robustez e toque premium ao visual.
Desempenho e autonomia
Equipado com o processador Snapdragon 8 Gen 3 Elite (também chamado Snapdragon 8 Elite), o aparelho traz até 16 GB de RAM LPDDR5X e armazenamento de até 1 TB UFS 4.1. Ainda, a bateria de 5.410 mAh (ou 6.000 mAh, no modelo chinês) oferece carregamento de até 90 W (com fio) e 80 W (sem fio). Ademais, o sistema IceLoop de resfriamento mantém o desempenho estável mesmo durante tarefas intensas.
Sistema de câmeras Leica
O ponto central do Xiaomi 15 Ultra é o conjunto óptico codesenvolvido com a Leica, com quatro câmeras traseiras:
- 50 MP principal com sensor Sony LYT‑900 de 1 polegada, estabilização óptica (OIS) e abertura fixa de f/1.63;
- 50 MP telefoto de 70 mm f/1.8, sensor Sony IMX858 com tecnologia de foco flutuante, ideal para retratos e closes com bokeh natural e macro até 10 cm;
- 50 MP ultrawide de 14 mm f/2.2, sensor Samsung JN5, com campo de visão de 115° e distorção limitada;
- 200 MP periscópio de 100 mm com zoom óptico de 4,3x, equipado com sensor Samsung HP9 de 1/1.4″, capturando 136% mais luz que o modelo anterior.
Além disso, a câmera frontal de 32 MP (21 mm f/2.0) garante selfies detalhadas e definidas.
Fotografia e vídeo
O software de câmera inclui modos Pro, filtros Leica, estilos autênticos e vibrantes e gravação Black & White com contraste realista. Já a gravação de vídeo pode chegar a 8K a 30 fps e a 4K a 120 fps em múltiplas lentes, com suporte Dolby Vision e Log 10‑bit para edição avançada. Ainda possui uma estabilização híbrida (OIS + EIS), que garante vídeos estáveis mesmo em movimento.
Comparação
Em relação ao predecessor Xiaomi 14 Ultra, o novo modelo traz sensor telefoto de 200 MP com mais luz captada, bateria maior e eficiência energética superior, mas perde a abertura variável da lente principal. Em comparação com concorrentes de outras marcas, o zoom óptico do Xiaomi 15 Ultra é um destaque.
Diferencial
O modelo traz o protocolo Photography Kit opcional, um grip com botões de câmera e bateria extra que transforma o celular em uma ferramenta ainda mais parecida com a câmera profissional. Além disso, a proposta visual inspirada em câmeras clássicas (edições preto, branco ou prata cromada) reforça a identidade visual, voltada ao entusiasta da fotografia.
Logo, para usuários que buscam imagem de qualidade sem carregar equipamentos separados, o celular Xiaomi entrega um ponto de convergência entre performance, bateria, tela e fotografia em um só aparelho. O Xiaomi 15 Ultra reúne características técnicas avançadas voltadas à fotografia, como sensores de alta resolução, lentes desenvolvidas em parceria com a Leica e recursos de vídeo em qualidade profissional.
O dispositivo também se destaca pelo desempenho elevado, tela com brilho acima da média e opções de carregamento rápido.
Créditos: winhouse/iStock