ENTENDA:
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) é responsável pelos atendimentos de urgência e emergência, 24 horas por dia, sete dias na semana. Neste local são atendidos casos, como por exemplo, cortes, fraturas, traumas, infartos e derrames.
Para que exista legalmente uma UPA, o Ministério da Saúde deverá autorizar a construção, após analise do projeto de implantação, e, por fim, publicar no Diário Oficial da União uma portaria de habilitação dessa UPA.
PELOTAS:
Em Pelotas também não existe e nem nunca existiu "UPA Covid", mas existe o Centro de Atendimento a Síndromes Gripais (Centro Covid).
O que ocorreu na cidade foi que a UPA Areal passou a atender, excepcionalmente em razão da pandemia, apenas casos de síndromes gripais até o Centro Covid iniciar os seus atendimentos.
Após o início dos atendimentos no Centro Covid, que passou a centralizar todos atendimentos de casos suspeitos de Covid, a UPA Arreal retomou seus atendimentos normais em outras áreas.
ALVORADA:
Em Alvorada, a unidade que seria uma UPA 24h - pronta desde 2015, mas que não foi inaugurada por alegação de falta de capacidade de manutenção dos gastos - passou a ser denominada "Centro de Saúde de Atendimento Intermediário", haja vista que seu funcionamento não cumpriria os requisitos da Portaria do Ministério da Saúde e seu horário de funcionamento seria reduzido.
CONCEITO LEGAL DE UPA:
Nos termos do art. 2º, incisos I, II e III, considera-se:
II - UPA 24h Nova: UPA 24h construída com recursos de investimento federal;
III - UPA 24h Ampliada: UPA 24h construída, a partir do acréscimo de área com adequação física dos estabelecimentos de saúde denominados Policlínica; Pronto Atendimento; Pronto socorro Especializado; Pronto Socorro Geral; e, Unidades Mistas, já cadastrados no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde - SCNES;
DIRETRIZES DA UPA 24h:
Conforme o artigo 3º, incisos I, II, III e IV, da mesma Portaria, são diretrizes da UPA 24h:
Na mesma toada, o caput do artigo 5º do mesmo dispositivo dispõe que "considerar-se-á UPA 24h em efetivo funcionamento" quando desempenhar as atividade elencadas nos incisos I, II, III, IV, V, VI, VII e VIII do mesmo artigo, que seguem:
Portanto, com base em todo o exposto, verifica-se com clareza que em Canoas só existem duas UPAs legalizadas, autorizadas e reconhecidas pelo Ministério da Saúde: A UPA 24h Rio Branco e a UPA 24h Boqueirão (Nordeste).
Outrossim, a utilização de nomes fantasias em desconformidade com a realidade poderá ensejar grave risco à vida das pessoas que procuram atendimentos de saúde, uma vez que UPA que não é UPA não poderá atender baixa e média complexidade, tampouco terá os leitos e a estrutura de uma UPA, quem dirá atender urgência e emergência e SAMU.
Por fim, a utilização de "nomes fantasias" é completamente VEDADO à Administração Pública, sendo que não há expressa autorização legal acerca da utilização de nomes fantasias em desconformidade com a realidade, levando em consideração que a Administração Pública não tem vontade autônoma, devendo essa agir estritamente dentro do que a lei permite e observando sempre os princípios básicos da Administração Pública.
Thiarles Yan
Fontes:
CONSTITUIÇÃO FEDERAL <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>
PORTARIA Nº 10 DE 3 DE JANEIRO DE 2017 <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt0010_03_01_2017.html>
<http://diariogaucho.clicrbs.com.br/rs/dia-a-dia/noticia/2019/09/apos-decisao-da-justica-prefeitura-quer-que-upa-de-alvorada-funcione-das-7h-a-meia-noite-11637719.html>
<https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2017-01/portaria-que-redefine-diretrizes-da-upa-e-publicada-no-diario-oficial-da-uniao>
<http://www.pelotas.com.br/noticia/centro-covid-completa-um-mes-de-atuacao-na-rede-de-atendimento-a-pandemia>
<http://www.pelotas.com.br/noticia/centro-covid-amplia-atendimento-para-adultos>
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!