Gravataí promove ação educativa do Maio Amarelo para conscientizar motoristas e pedestres

Atividade realizada no Centro reforçou orientações sobre segurança viária e prevenção de acidentes no trânsito

A Prefeitura de Gravataí realizou, nesta terça-feira (12), uma ação educativa alusiva ao Maio Amarelo, campanha internacional voltada à conscientização para a redução de acidentes e mortes no trânsito. A atividade ocorreu na região central da cidade e foi promovida pela Escola Pública de Trânsito (EPT), vinculada à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semurb).

Durante a mobilização, agentes de trânsito abordaram motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres para reforçar orientações sobre segurança viária e responsabilidade compartilhada nas vias públicas.

Entre os principais temas abordados estiveram:

Atenção redobrada nas ultrapassagens;

Respeito ao espaço das motocicletas no trânsito;

Circulação segura de pedestres;

Travessia correta nas vias municipais;

Convivência harmoniosa entre diferentes modais.

Campanha destaca empatia e responsabilidade no trânsito

Neste ano, o Maio Amarelo tem como tema:

“No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”.

A proposta da campanha é estimular atitudes preventivas, conscientes e mais humanas no trânsito, incentivando o respeito mútuo entre todos os usuários das vias.

O prefeito Luiz Zaffalon destacou que a segurança no trânsito depende do compromisso coletivo da população.

“Cuidar da vida no trânsito é uma responsabilidade de todos nós. Cada atitude consciente, cada gesto de respeito e cada escolha segura fazem a diferença para evitar acidentes e salvar vidas”, afirmou.

Escola Pública de Trânsito atua em ações educativas

Criada em junho de 2023, a Escola Pública de Trânsito de Gravataí desenvolve atividades permanentes voltadas à educação para o trânsito e à construção de uma mobilidade urbana mais segura.

Segundo o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Flávio Ribeiro, ações educativas têm papel fundamental na prevenção de acidentes.

“O Maio Amarelo é um momento importante para ampliarmos a conscientização e aproximarmos a educação para o trânsito da população. Essas ações educativas são fundamentais para construir uma cultura de mais respeito e segurança nas ruas, o que reduz a ocorrência de sinistros”, destacou.

Motociclistas e pedestres receberam atenção especial

A coordenadora da ação, a agente de trânsito Andreia Trindade, explicou que as abordagens priorizaram orientações voltadas à proteção dos usuários mais vulneráveis no trânsito.

“Estamos orientando os condutores sobre a necessidade de redobrar os cuidados com motos e motocicletas, especialmente nas ultrapassagens diárias, assim como a circulação dos nossos pedestres. Essas abordagens educativas buscam justamente prevenir acidentes e proteger vidas”, ressaltou.

Maio Amarelo mobiliza cidades em todo o Brasil

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização criado com o objetivo de chamar atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.

Ao longo do mês, municípios de todo o país promovem:

Blitz educativas;

Palestras;

Campanhas de conscientização;

Ações em escolas;

Orientações para motoristas e pedestres.

Foto: Moisés Pacheco

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Real News