Dia 2 de fevereiro data considerada dia da Nossa Senhora dos Navegantes

Nossa Senhora dos Navegantes é celebradoanualmente no dia 2 de fevereiro e é considerado feriado municipal na Capitaldo Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre ela é conhecida como santa padroeira, portanto, amanhã realiza-se uma procissão que leva imagem de Nossa Senhora dosNavegantes em direção ao porto de Pelotas. Nesta mesma data também éconsiderado dia da Orixá Iemanjá conhecida como Rainha do mar.

Curiosidades:Iemanjá é vista comopadroeira dos pescadores, jangadeiros e marinheiros. Também, protetora doslares, das crianças, gestantes e invocada na hora do parto e por todos quedesejam ser felizes no casamento.

Já para Nossa Senhora dos Navegantes não émuito diferente.Os aventureiros domar rezam para Virgem Maria com os títulos da Nossa Senhora da Boa Esperança,Nossa Senhora da Boa Virgem, Nossa Senhora da Esperança e Nossa Senhora dasCandeias, que são outros atributos à Nossa Senhora dos Navegantes.

Históriada Nossa Senhora dos Navegantes

Nossa Senhora dos Navegantes é um dos nomesdados à Maria, mãe de Jesus Cristo. Uma das denominações de Maria, na sualadainha, é o de "Estrela do Mar", que significaria justamente oastro que guiava os marinheiros a um bom porto seguro.

Assim, Maria começou a receber essadesignação quando os marinheiros e outras pessoas que viajavam pelo mar faziamorações que lhes garantissem proteção. Eles acreditavam que Maria poderiaprotegê-los dos perigos do mar, como tempestades e naufrágios.

Mais tarde, com a expansão da navegaçãoportuguesa e espanhola, ela recebeu este atributo de Nossa Senhora dosNavegantes. Esta devoção é especialmente forte nas comunidades de pescadores ecidades portuárias, onde a presença de pessoas que vivem do mar é mais numerosa.

Históriade Iemanjá

Iemanjá era a orixá de uma nação iorubá, osEgba, que viviam inicialmente em um local no sudoeste da Nigéria, entre Ifé eIbadan, onde há um rio chamado Iemanjá. No século XIX, por causa das guerrasentre povos iorubás, os Egba foram obrigados a se afastar do rio Iemanjá epassaram a viver em Abeokuta. No entanto, continuaram cultuando a divindade,que segundo a tradição, passou a viver em um novo rio, o Ógún.

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Real News