Canoas lança programa Inverno Gaúcho com Saúde para reforçar atendimento durante período de doenças respiratórias

Estratégia amplia horários de unidades de saúde e busca reduzir a demanda nas UPAs e hospitais

A Prefeitura de Canoas inicia, na próxima segunda-feira (1º), o programa Inverno Gaúcho com Saúde, uma estratégia da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) voltada ao fortalecimento da assistência à população durante os meses de maior incidência de doenças respiratórias.

A iniciativa seguirá até o dia 30 de setembro e tem como principal objetivo ampliar o acesso aos serviços de saúde, reduzir a sobrecarga das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais e garantir atendimento mais ágil para pacientes com sintomas gripais.

Unidades terão horário ampliado

Durante o período de vigência do programa, algumas unidades de saúde serão referência para o atendimento de síndromes gripais e doenças respiratórias.

Os pacientes com sintomas como:

Tosse;

Coriza;

Febre;

Dor no corpo;

Dor de garganta;

Congestão nasal;

Outros sinais respiratórios;

poderão buscar atendimento nas unidades definidas pela Secretaria da Saúde.

Além disso, haverá aplicação de vacinas de segunda a sexta-feira em horário ampliado, reforçando a prevenção contra doenças típicas do período mais frio do ano.

Atendimento até as 22h e reforço na UPA Niterói

Como parte da estratégia, as Unidades de Saúde Mathias Velho e Mato Grande terão funcionamento estendido até as 22 horas.

Já a UPA Niterói seguirá operando 24 horas por dia, oferecendo atendimento clínico e pediátrico para a população.

A ampliação busca descentralizar o atendimento e evitar o aumento da demanda nas emergências hospitalares.

Ambulância dará suporte aos atendimentos

Outra medida prevista no programa é a disponibilização de uma ambulância exclusiva para o transporte de pacientes entre as unidades de saúde e a UPA Niterói.

O serviço tem como objetivo proporcionar mais agilidade, segurança e integração na rede municipal de saúde, garantindo que os pacientes recebam atendimento adequado conforme a complexidade de cada caso.

Prevenção e assistência durante o inverno

A Secretaria Municipal da Saúde destaca que o período de inverno costuma registrar aumento significativo nos casos de gripe, resfriados e outras doenças respiratórias, especialmente entre crianças, idosos e pessoas com comorbidades.

Com o programa Inverno Gaúcho com Saúde, o município busca fortalecer a rede de atendimento, ampliar a cobertura vacinal e oferecer suporte adequado à população durante os meses de maior circulação viral.

Foto: Divulgação

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Real News