Vitória consistente que pode consolidar uma nova ideia de jogo

Com time misto, o Grêmio derrotou o Athletico PR por 2×1 e acabou com uma invencibilidade de 7 meses do furacão, jogando na Arena da Baixada, feito que só enaltece o tamanho da vitória gremista. Cuiabano e Bruno Uvini marcaram os gols do Grêmio na partida.

Na minha opinião, foi uma vitória surpreendente da equipe do técnico Renato. As surpresas começaram logo na escalação inicial: Adriel, Cuiabano e Mila foram as apostas do treinador. O arqueiro gremista teve uma boa atuação, mostrando segurança quando exigido. O volante Mila deu consistência e vitalidade ao setor de meio-campo, embora eu pense que o Mila precise de ajustes de posicionamento durante os jogos. Em certos momentos, vejo que ele corre errado e com isso abre espaços no setor de meio-campo.

A outra aposta do técnico Renato foi o lateral esquerdo Cuiabano, o cara que foi o destaque positivo do Grêmio no jogo. Jogando aberto pela ponta esquerda, Cuiabano conseguiu criar jogadas com velocidade e muita imposição física, fazendo uma boa dobradinha com o lateral esquerdo Reinaldo. Cuiabano atuou com muita tranquilidade e naturalidade no jogo. Foi assim que ele infiltrou por dentro para aproveitar o cruzamento rasteiro que veio do lado direito, abrindo o placar e marcando seu primeiro gol como profissional. A escalação do Cuiabano foi um dos grandes acertos do Renato no jogo de hoje.

Outro destaque da vitória do Grêmio foi a manutenção do esquema com três zagueiros. O Grêmio, que já havia mostrado uma evolução defensiva no clássico Grenal, apresentou evolução e teve uma atuação consistente e segura. Os setores próximos aos laterais Fábio e Reinaldo conseguiram fechar os espaços por dentro, e os volantes Villasanti e Mila fizeram uma boa proteção à frente da zaga. O gol marcado pelo Athletico PR foi uma tomada de decisão errada do ataque do Grêmio, que resultou em um contra-ataque dos paranaenses. O Grêmio mostrou equilíbrio tático e técnico na partida de hoje. Se no Grenal achei uma das melhores atuações do time no brasileiro, a vitória de hoje, sem dúvida, foi a mais consistente. Isso mostra que a manutenção do esquema com três zagueiros deve ser mantida para o próximo jogo contra o Cruzeiro. Nesse novo formato tático, o Grêmio apresenta várias variações táticas: 3-5-2, 3-4-3 e até um 3-6-1 que se formou no jogo de hoje. É isso que eu gosto de ver nos técnicos. Estão com problemas para escalar os 11? Pensam em novas ideias, e foi isso que o técnico Renato fez. Demorou, mas achou outra forma do time jogar no Brasileirão.

Detalhe, não tivemos no jogo de hoje Bitello, Carballo, Cristaldo, Kannemann e Suárez todos considerados titulares, tendência de um Grêmio muito mais forte na próxima quarta-feira (31), contra o Cruzeiro pela Copa do Brasil.

Texto: Gustavo Guedes

Foto: Lucas Uebel / Grêmio

spot_img

LEIA MAIS

- Conteúdo Pago -spot_img