Assunto do momento é o tal de Coronavírus que está assombrando a vida da população do mundo inteiro, apesar que temos doenças mais graves que o CONVID-19, por exemplo Hepatite A, B, C e outras, além do câncer, aids, H1N1, etc. Não temos que entrar em pânico por estarmos no meio de uma contaminação, temos que nos prevenir desse vírus como de outros. Não podemos chegar em supermercados e acabar com tudo que está na partilhada, ou então comprar várias máscaras e álcool e gel para se proteger do “inimigo”.
Uma análise do cenário atual de curto prazo para evolução do Conavirus. São três entre extremo, agressivo e moderado. Itália, Irã e Coreia do Sul os casos só aumentam decorrer do tempo, juntamente com a França, Espanha e Alemanha que a situação está mais calma e Japão está no cenário moderado.
16 de março de 2020
– Itália = 28 mil (aumento de – 9,3x)
– Irã = 15 mil (-5x)
– Coreia do Sul = 8.200 mil (-1,5x)
No RS o primeiro caso de Coronavirus foi no dia 10 de março, que se expandiu a 11 casos confirmados até o dia 16/03. Taxas de mortalidade são 20% para pessoas idosas, segunda a pesquisa feita pelo Governo do Estado do RS. No Brasil são 234 casos confirmados. Os efeitos demoram algumas semanas para aparecer.
O que você precisa saber e fazer. Como prevenir o contágio:
– Lave as mãos com água e sabão ou use álcool e gel;
– Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir;
– Mantenha os ambientes bem ventilados;
– Não compartilhe objetos pessoais;
Fique alerto aos principais sintomas até momento que são: febre, tosse e dificuldade para respirar.