Vigilância em Saúde interdita instituição de longa permanência para idosos em Canoas

ILPI no bairro Niterói foi fechada após denúncias e descumprimento de notificações; 23 idosos foram retirados do local

 

A Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Canoas interditou, na tarde de terça-feira (7), uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) particular localizada no bairro Niterói. A medida foi adotada após denúncias sobre as condições de higiene e da estrutura do imóvel e o descumprimento de notificações emitidas pelo Município para a realização de adequações.

A ação foi realizada em conjunto pelas secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Mulher, Cidadania e Inclusão.

 

Idosos foram retirados da instituição

Segundo a diretora da Vigilância em Saúde, Iara Regina Fontana, a permanência dos moradores representava risco à segurança e ao bem-estar dos idosos.

“Os pacientes que estavam lá estavam em risco, porque a instituição não tinha o quadro completo. As adequações que a gente pediu que fossem realizadas também não foram feitas.”

Ao todo, 23 idosos eram atendidos na instituição. Conforme a Prefeitura, todas as famílias foram comunicadas e orientadas a retirar seus familiares do local. Nenhum idoso permaneceu na ILPI após a interdição.

A chefe da Diretoria do Idoso, Camila Ferreira, destacou a atuação integrada das equipes municipais e a importância da participação das famílias na fiscalização.

“Fizemos uma força-tarefa e os idosos retornaram para as suas famílias. É importante que nos auxiliem nesta fiscalização, a gente sempre consegue fazer muito melhor quando as famílias estão presentes nestes espaços.”

De acordo com a administração municipal, Canoas possui atualmente 53 instituições de longa permanência para idosos em situação regular.

 

Canal para denúncias e orientações

A Prefeitura mantém o Whats do Idoso, canal destinado ao esclarecimento de dúvidas, recebimento de denúncias sobre violação de direitos e orientações relacionadas a serviços voltados à população idosa, como credencial de estacionamento e atendimento em ILPIs.

Whats do Idoso: (51) 98255-1217

 

 

 

 

 

 

Foto: Jaime Zanatta

Publicidade

spot_img
spot_img
Peter Jaques
Peter Jaqueshttp://realnews.com.br
Peter Jaques é jornalista e criador de conteúdo apaixonado por contar histórias autênticas — do jornalismo esportivo à cobertura musical independente. Já atuou como repórter na Real News, acompanhando de perto as emoções do Sport Club Internacional, e também deu voz à cena alternativa em projetos como Preto No Metal e Motim Underground. Formado em Jornalismo pela UNIFRAN, une reportagem, locução e produção digital para criar conteúdos que informam, conectam e emocionam. Entre o campo e os palcos, sua escrita se destaca pelo olhar crítico e pela capacidade de envolver o público, sempre valorizando a experiência humana por trás de cada história.

Publicidade

- Conteúdo Pago -spot_img

Publicidade