A Câmara Municipal de Canoas comprou um novo veículo para uso administrativo e externo. A compra de uma caminhoneta a diesel, com tração nas quatro rodas, cabine dupla, completa, gerou uma polêmica na cidade, por que um carro deste porte? Entrei em contato com o Presidente do Poder Legislativo, vereador Marcio Freitas, pedindo uma explicação, de prontidão ele me atendeu e explicou o porquê desta aquisição.
A Câmara de Vereadores de Canoas possuía dois carros, adquiridos pelo presidente anterior, estes dois veículos custaram mais de R$ 200 mil para o Poder Legislativo. Ambos os veículos, de pequeno porte, não supriam as necessidades administrativas nem externas da Câmara.
Um dos veículos já foi doado para o Executivo Municipal, o outro será quando a caminhonete chegar. Mas por qual motivo uma caminhonete? O vereador Marcio Freitas explicou tecnicamente o porquê desta aquisição. Segundo o presidente a caminhonete irá trazer economia aos cofres públicos porque ela poderá ser usada a qualquer momento para qualquer atividade.
Um dos grandes problemas que a Câmara tinha, segundo o presidente, era de locomoção de equipamentos de som e outros utensílios quando é feito uma sessão externa. Toda vez que é realizada uma sessão deste tipo, ou ação, a Câmara tinha que alugar um transporte especifico para fazer isso, causando prejuízo para os cofres públicos, além de manter dois carros que nenhum vereador usa, apenas o administrativo, a Câmara ainda precisava locar um caminhão para levar esses equipamentos para locais.
O presidente ressalva que esta caminhonete não é para uso de nenhum vereador, mas sim para o administrativo e para levar esses equipamentos quando há essa movimentação externa das sessões ou alguma ação do Legislativo. Todos os vereadores usam seu próprio veiculo e pagam do seu bolso a gasolina. A caminhonete que será o único veiculo que a Câmara terá, trará grande economia para a cidade, dispensando o aluguel de terceiros para executar determinados serviços.
O vereador Marcio diz ainda que não há necessidade da Câmara possuir carro de passeio como havia antes, pois não atendia todas as demandas e os carros ficavam parados no pátio sem uso de nenhum vereador, apenas do administrativo. A caminhonete será de bom uso gerando economicidade e praticidade ao Poder Legislativo.
Em breve o presidente fará uma prestação de contas e trará todos os números e economias da sua gestão frente a Câmara de Vereadores em uma entrevista exclusiva para a Real News, aguarde, nos próximos dias.