spot_img
spot_img

Vereador ganha aprovação de projeto sobre doenças raras na Câmara Municipal de Poa

Na tarde de ontem (06), foi aprovado o projeto de Política de Atenção às Pessoas com Doenças Raras, lei do Legislativo nº 085/19 da autoria do Vereador Alvoni Medica (PRB), que institui o diagnóstico e tratamento para população que necessita desses cuidados. A aprovação aconteceu na Câmara Municipal de Porto Alegre.

De acordo com a proposta aprovada juntamente com uma emenda, considera-se 65 pessoas infectados pela doença rara a cada 100 mil indivíduos, conforme a portaria nº 199, de 30 de janeiro de 2014, do Ministério da Saúde. O projeto busca desenvolver ações de prevenções e identificação mais rápida do diagnóstico.

Também vereador buscou dados para afirmação das doenças raras, que são crônicas, degenerativas, pode levar à morte. O número é muito alto de serem origem genética, são 80%. “Outras se desenvolvem como infecções bacterianas ou virais, alergias, ou têm causas degenerativas. A maioria delas (75%) se manifesta ainda na infância dos pacientes”, afirma o Vereador Alvoni Medina (PRB).

Desabafo…

Fico feliz de ter um representante na Câmara dos Vereadores de Porto Alegre que se preocupa com a saúde da população, porque a nossa saúde no estado do Rio Grande do Sul é ruim. Quando vejo algum político fazer um projeto desses me alivia e me deixa feliz, pois muitas doenças aparecem do nada para nos apavorar, como o Coronavírus.

Não sabemos ainda como tratar este vírus novo que veio da China e ela é uma infecção que quando aparece os sintomas, é tarde demais, leva à morte em 14 dias (2 semanas). Nosso presidente ainda quer trazer os brasileiros que estão na China para o Brasil.

Bolsonaro se o senhor quiser matar a população brasileira, nos manda com uma passagem só de ida para China, que garanto que não volta nem metade dos brasileiros. Uma porque as pessoas são pobres e não tem dinheiro para comprar a passagem de volta e outra que o vírus pode matar antes do indivíduo.

Para finalizar voltando para o projeto do Vereador Alvoni Medina (PRB), espero que ajude muito os porto-alegrenses, e logo esse debate que teve ontem na Câmara dos Vereadores para aprovar a ideia do Alvoni, estenda-se para o Brasil.

 Prevenção do Coronavírus:

1. Medidas de higiene pessoal ajudam a se prevenir do coronavírus?

Ele é transmitido por gotículas de saliva e catarro que se espalham pelo ambiente. Até por isso, a principal forma de prevenção é lavar as mãos com água e sabão frequentemente, em especial após tossir, espirrar, ir ao banheiro e mexer com animais. Ter um frasco de álcool gel na bolsa também é indicado.

Ao adotar essa estratégia, evita-se que o vírus acesse seu organismo após você colocar as mãos em uma superfície contaminada. A mesma medida, aliás, vale para afastar o risco de gripe e outras tantas infecções.

2. Como evitar a infecção em locais públicos?

Primeiro, reforçamos que não há motivo para pânico. A mortalidade do coronavírus não parece ser muito alta e ele não está disseminado no Brasil.

Ainda assim, vale seguir aquela recomendação aplicada a qualquer doença que se dissemina pelo ar: mantenha distância de pessoas que apresentem sintomas como tosse, coriza e febre.

Por outro lado, ao espirrar e tossir, cubra o rosto com um braço ou lenço descartável. Seguindo essas orientações, você cuida de quem está ao seu redor e de si mesmo.

3. Quais as orientações para quem acaba de chegar da China?

Basicamente, fique atento aos sintomas. Se você apresentar febre e sintomas respiratórios dentro de 14 dias, compareça à unidade de saúde mais próxima e não deixe de informar seu histórico de viagem.

4. Tenho que tomar algum cuidado especial em aeroportos?

Como ali há deslocamento de pessoas do mundo todo, é crucial aderir às medidas de higiene e prevenção em locais públicos.

Nos aeroportos brasileiros, há distribuição de materiais informativos e avisos nos auto-falantes sobre como se comportar. A principal medida é que pessoas com quadro febril procurem o atendimento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária no próprio local.

spot_img

LEIA MAIS

- Conteúdo Pago -spot_img