Um suspiro para Ucrânia e Europa

Após meses de impasse no Congresso Americano, foi liberado um pacote de 61 bilhões de dólares (cerca de 314 bilhões de reais). Os Estados Unidos forneceram a tão esperada ajuda à Ucrânia para manter o esforço de guerra e evitar mais um avanço russo.

A questão é: será que essa ajuda será suficiente para a Ucrânia? Digo com toda certeza que não, pois esses valores liberados ajudarão apenas a Ucrânia a manter a guerra por mais tempo. A Rússia está preparando dois exércitos completos, totalizando cerca de 500 mil homens, e materiais bélicos para uma nova ofensiva de verão, pois é quando o terreno está mais seco e propício para os carros de guerra pesados de 40 toneladas avançarem.

A Ucrânia teria uma chance de vencer essa guerra se não fosse pelo atraso de sete meses na liberação desse pacote. A disputa pelo poder na Casa Branca afeta nitidamente as disputas pelo mundo. Não somente a guerra no leste europeu é um problema, mas também as disputas no Oriente Médio e na Ásia, como a questão de Taiwan.

O pacote liberado inclui mais 30 bilhões de dólares (cerca de 150 bilhões de reais) para ajuda a Israel e Taiwan, dividindo uma parte para cada país poder se reforçar para uma futura guerra, considerada certa pelos americanos.

Esse dinheiro não irá diretamente para esses países, como pensamos, mas sim para o setor industrial americano. Uma vez que esse capital chegue, será utilizado em equipamentos e fabricação de novos para compor seus estoques e não deixar suas reservas militares diminuírem.

Logo, vemos que, mesmo os Estados Unidos “ajudando” outros países, eles também estão se ajudando, pois esses pacotes bilionários são investimentos diretos na sua indústria militar, mantendo-a em alto funcionamento e o país pronto para um conflito.

spot_img
Everton Kisner jr
Everton Kisner jr
Professor, Historiador militar, Especialista em geopolítica.

LEIA MAIS

- Conteúdo Pago -spot_img