Cruzeiro x Grêmio decidem hoje, às 20h, uma vaga nas quartas de finais da Copa do Brasil. No primeiro jogo em Porto Alegre, a partida terminou em 1×1. Um novo empate leva a decisão para os pênaltis. O vencedor avança para a próxima fase e fatura uma premiação de R$ 4,3 milhões.
Embalado por duas vitórias sobre Internacional e Athletico PR e com uma nova ideia de jogo solidificada pelo técnico Renato, o Grêmio chega para esse segundo jogo confiante em repetir as últimas atuações e, consequentemente, conquistar a vaga na próxima fase. Tenho total certeza de que o Grêmio que vai a campo logo mais à noite será um time mais aguerrido e melhor distribuído em campo, bem diferente do que foi o jogo de ida aqui na Arena, onde o Grêmio encontrou sérias dificuldades e escapou de um resultado negativo graças ao craque Suárez, que tirou mais um coelho da cartola, acertando um lindo chute no ângulo do goleiro cruzeirense.
Nos últimos jogos, Renato adotou um esquema com três zagueiros e teve êxito em sua ideia. No clássico Grenal, o Grêmio teve competência técnica e tática para decidir o jogo a seu favor. Contra o Athletico PR, no último sábado, vimos a consolidação desse esquema, mesmo com seis atletas preservados. O Grêmio se comportou bem e soube ser competitivo durante os noventa minutos. Para o jogo de logo mais, terá que repetir esses ingredientes para sair do Mineirão com a vaga na próxima fase. Com os retornos dos atletas que foram preservados contra o furacão, eu gostaria de ver Bitello, Cristaldo e Suárez iniciando a partida. Além deles, gostaria muito da manutenção do goleiro Adriel na meta gremista por simplesmente ser o melhor da posição. Outro nome que gostaria de ver iniciando o jogo seria o lateral João Pedro, por ser um jogador mais físico e que pode entregar mais na parte defensiva, já que o lado esquerdo é o ponto mais forte do Cruzeiro. E, para mim, a principal surpresa na escalação seria manter o lateral esquerdo Cuiabano, que atuou como ponta pela esquerda e, na minha opinião, foi o melhor jogador em campo, dando um bom suporte ao lateral esquerdo Reinaldo, além de entregar mais vitalidade e força física ao time com qualidade técnica. Meu time para iniciar essa decisão seria: Adriel; Bruno Uvini, Bruno Alves e Kannemann; João Pedro, Villasanti, Bitello, Cuiabano, Cristaldo e Reinaldo; com Suárez na frente. Formaria um losango no meio-campo, com Villasanti à frente da zaga, Bitello e Cuiabano saindo pelos lados e Cristaldo municiando e se aproximando de Luis Suárez.
Texto: Gustavo Guedes
Foto: Lucas Uebel / Grêmio