Evento de dois dias no campus reuniu acadêmicos de Engenharias e Agronomia em experiências práticas com as máquinas mais modernas do agronegócio.
Máquinas agrícolas de última geração se transformaram em sala de aula para acadêmicos da ULBRA, em Canoas. Durante dois dias, estudantes de Agronomia, Engenharia Mecânica e Engenharia Mecânica Automotiva participaram de uma imersão prática com colheitadeiras, tratores, plantadeiras e pulverizadores.
A experiência foi possível graças à parceria com a AGCO, multinacional líder em soluções agrícolas e detentora das marcas Fendt, Massey Ferguson, Valtra e PTx. O evento aproximou os alunos da rotina do campo e do universo tecnológico que impulsiona a produção rural.
“Essa interação prepara os futuros engenheiros para os desafios do setor e fomenta a inovação”, destacou o reitor da ULBRA no RS, Adriano Chiarani.
Além das demonstrações, os participantes tiveram palestras com especialistas, simulações de campo e contato direto com softwares e sistemas de última geração.
Para o engenheiro da AGCO, Ricardo Graça, o encontro foi pensado para aproximar a empresa da academia: “tivemos palestras com especialistas de máquinas e softwares, além de uma simulação com trator, pulverizador e plantadeira. Os alunos serão nossos futuros clientes, por isso é importante essa aproximação com a Universidade”.
Um dos destaques foi o PTx Trimble, sistema que auxilia agricultores na gestão de água e automação de processos.
A aluna de Agronomia, Letícia Czapliski, 29, percebeu de imediato o impacto da inovação: “as tecnologias se renovam rápido. Precisamos estar preparados para orientar os produtores sobre o que há de mais atual e eficiente”.
Já o estudante de Engenharia Automotiva, Yuri Luiz, 22, ressaltou o ganho para a formação profissional: “podemos ver que tudo se conecta dentro da engenharia. Muito do que aprendemos ou ainda vamos aprender na Universidade está inserido no nosso trabalho. Isso é muito bom, pois temos uma formação bem completa”.
Orgulho e inspiração
O professor Eduardo Pedro Eidt lembrou que muitos egressos da ULBRA já ocupam posições estratégicas no setor agrícola: “isso é algo que honra o professor e a Universidade como um todo. Saber que eles estão em cargos de liderança demonstra a qualidade do ensino da Instituição, pois queremos que os alunos saiam prontos para o mercado”.
Um deles é Jorge Wolfarth, hoje líder de produtos e pulverizadores da AGCO na América Latina e formado em Engenharia Mecânica e Automotiva pela própria ULBRA: “para os alunos, é enriquecedor conhecer de perto máquinas produzidas no Brasil e na Alemanha. Essa proximidade entre a Universidade e a AGCO traz muitas oportunidades”, afirmou o engenheiro.
Foto: Bruna Santos/ULBRA