Depois de alguns dias observando as ações de amados e amadores em Inter e Grêmio e novamente analisando as jornadas e revendo este ano de 2023, estou registrando os últimos passos da dupla, deixando os torcedores num misto de esperança e desilusão.
Renato deixou “o ar de campeão” para o jogo contra o Corinthians, e o torcedor recebeu um balde de água gelada. O problema está no fato de que, na entrevista, o treinador disse para aguardar e ver o que aconteceria nas próximas rodadas. Era uma previsão, uma trama ou maldição?
Analisando a campanha do Grêmio entre os segundos e sextos colocados, o time nunca foi consenso de estar entre os melhores do campeonato. O time de Renato ganhou poucos jogos tendo um bom futebol contra os melhores times do Brasileiro. Na sua maioria, foram vitórias expressivas contra os times médios e pequenos. Então, estão falando: capaz? Sempre esteve entre os primeiros! Sim, esteve. Mas não pelo futebol do próprio time e seu treinador. Esteve entre os primeiros sempre porque os clubes que estavam à sua frente, embora sendo superiores, inesperadamente e drasticamente começaram a parar de jogar, entregar jogos, ter brigas internas ou outras situações visíveis, como foi o caso do Botafogo, que basicamente era considerado inalcançável e seria o campeão brasileiro, ficando sem ganhar por um bom tempo e sofrendo viradas excepcionais.
Tudo certo até aqui. Faz parte do show da vida! Mas então, onde está a trama?
Mais uma vez, Renato disse que o Grêmio estava na disputa e que aguardássemos a sequência. O que ele quis dizer com isso, novamente? Depois de um jogo daquele contra o Corinthians, igual a muitos terríveis do time, inclusive no Grenal, onde ele se justifica dizendo: “É este o time, conforme os valores investidos”. Se, por um lado, ele diz que este time é inferior e faz o que pode, e deveriam cobrar dos que investiram pesado, como ele tem a convicção de que poderá haver reviravolta nas últimas rodadas? Está sabendo de algo que a imprensa não sabia ou não descobriu? Está tramando algo excepcional que faria o seu time ter uma reviravolta fantástica naquele momento que não conseguiu ao longo do ano? Será que o treinador está contando que novamente todos os melhores times e os que estão à sua frente na tabela perderiam ou empatariam seus jogos, fazendo o Grêmio ganhar dos quase rebaixados e ser campeão brasileiro? Que baita tramóia!
E o Inter! Não tem ninguém que possa sugerir inverter a estratégia ou mudar a trama? Basta fazer como o Grêmio: entrega o início do jogo e vai para cima no final. Parece que, na reta final do campeonato, foi isso que aconteceu.
Se na fase final estavam entregando quase todos os jogos, toquem bola no início e façam no final o que estavam fazendo no início. Para os adversários do Inter, estava dando certo. #risos.
O clube passou pelo processo eleitoral recentemente, e a gestão anterior, com suas formações de chapas e coligações, esteve vários anos sem ganhar título algum, inclusive o Gauchão. Agora, na campanha, prometeu colocar o clube novamente no caminho das conquistas. O que isso quis dizer? O que significa?
Que as bênçãos do Natal sirvam para inspirar este Ano Novo de 2024 e que o futebol seja mais forte do que tramas e “conspirações” para justificar a falta ou o excesso de algo.
Analisemos!