spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Tragédias brasileiras

Água

O maior desastre natural no Rio Grande do Sul destruiu cidades inteiras e enlutou famílias, causando tristeza e comoção não só na população gaúcha, mas em toda a sociedade brasileira.

Uma dor sem tamanho de pessoas que perderam tudo, bens e entes queridos nas inundações avassaladoras. Vidas e sonhos escorreram água abaixo. O sofrimento de quem viveu essa tragédia é intransferível. As imagens são dramáticas. Os choros emocionam.

Cabe aos governos estadual e federal não medirem esforços na ajuda a todas as pessoas atingidas, na reconstrução das cidades e na implantação de meios para que esses desastres naturais imprevisíveis não causem mais tantos danos.

Lama

Já um lamaçal previsível inundou o noticiário diário de hoje. A declaração do ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli anulando todas as provas que incriminaram o presidente Lula e a afirmação de que a Lava Jato cometeu o maior erro judicial da história do Brasil.

Pouco se pode questionar sobre essa declaração do ministro e muito a exigir na criminalização da turma de Curitiba, capitaneada pelo ex-juiz e atual senador Sergio Moro e o ex-promotor e deputado cassado Deltan Dallagnol. Ambos envolvidos numa tramoia com autoridades norte-americanas, segundo reportagem da Carta Capital.

Essa armação pseudo judicial trouxe diversos prejuízos à sociedade brasileira. Desde quebradeira e venda de empresas brasileiras a preço de banana para o capital internacional até a eleição do candidato de extrema-direita Bolsonaro, agora investigado por uma série de crimes e inelegível.

Essas tragédias brasileiras poderiam ser evitadas, tanto as naturais como as armadas por interesses escusos, se boa parte da elite e governantes pensassem mais no povo que no seu bolso. Cidades e populações estariam mais protegidas contra eventos climáticos e golpes brancos se houvesse mais humanidade e menos ganância.

Para doar e ajudar nas enchentes do Rio Grande do Sul:

Banco do Brasil 001
Agência: 1607-1
Conta: 51.000-9
Chave PIX: pix.enchentesrs@fbb.org.br

Foto: Maurício Tonetto 

 

spot_img
Ricardo Azambuja
Ricardo Azambujahttps://realnews.com.br/author/rica/
Jornalista e bancário, formado em Economia na UFSC, com pós-graduação em Ecologia e Cinema. Trabalhou como repórter, redator e subeditor de Variedades no jornal Diário Catarinense e escreveu matérias sobre politica para o blog O Cafezinho

LEIA MAIS

- Conteúdo Pago -spot_img