Em alguns momentos é sempre importante lembrar de algo que todos temos em comum, a busca pela felicidade. Sim! Por mais que exista motivos para nos deixar presos em uma rotina histérica e frenética, precisamos parar, respirar e lembrar para que levantamos a cada dia, enchemos o peito de ar e mente de sonhos, tudo fruto de um sentimento que nunca se acaba, a Esperança. Em um lugar onde a desigualdade e injustiça são visíveis e fazem parte de uma realidade, a esperança é sem dúvida a maior fonte de energia que o indivíduo carrega consigo, esse sentimento teimoso é o que nos motiva a acreditar em dias melhores.
Assim com essa introdução convido o leitor a refletir, olhar ao seu redor, para aqueles que compartilham esse mundo, seja familiares, amigos ou simplesmente pessoas que passam por nossos rotinas diárias, cada um carregando sua história, seus fardos, seus sentimentos, angústias e principalmente suas Esperanças. Esse sentimento nos liga como indivíduos, a esperança em uma vida melhor para nós mesmos, para nossos filhos, parentes e amigos, vivemos sobre a crença da felicidade e temos a esperança de alcançá-la e garantir para aqueles que deixamos e amamos, seja qual for a forma e posição social que ocupamos, todos temos o desejo de ser feliz, e alimentamos a esperança de alcançar esse desejo.
Alimentamos a esperança em prosperidade, por exemplo, quando acreditamos na conquista pelo esforço de nosso trabalho honesto, acreditamos em um futuro melhor quando incentivamos e educamos nossos filhos para o mundo, quando assistimos a criança frequentando a escola, acreditando na educação e ensino como um passaporte para uma vida melhor, é a esperança em ver o filho formado e bem que nos faz investir na melhor educação possível, por exemplo.
Esse sentimento simples e complexo, faz da conclusão de um simples boleto uma meta, a espera de uma data para conclusão de obra por exemplo, ou, uma gestação tão aguardada, com expectativa de dar tudo certo – E se for o seu caso, vai dar tudo certo! – Aquele sentimento da melhora da pessoa querida, que está enferma, que se alimenta nas orações, pedidos e entregas, esse sentimento é a esperança.
Seria possível viver sem algo assim? É da natureza humana acreditar e buscar algo programado, seja o que for, da ambição de poder, ou, a conclusão de seu castelo/casa dos sonhos, a esperança de alcançar uma meta pessoal, a cura de uma doença, o fim do vício, um salário melhor, a esperança de ter um amigo verdadeiro ou a esperança naquele amor ainda não encontrado, após algumas decepções de relacionamentos frustrados. Sem dúvida o que nos une como seres humanos, o que nos torna iguais é acreditar na esperança.
Qual a sua meta? o que te faz levantar todos os dias e cumprir seu ciclo, além lógico, da sobrevivência? O que faz acreditar no amanhã melhor, o que te faz sorrir e seguir, mesmo com todas as dificuldades e empecilhos que a vida impõem. Refletir sobre isso trará empatia a cada um de nós, o que nos últimos anos acabamos deixando cada vez mais de lado, pela prisão sem muros que a correria da vida e a luta pela sobrevivência impõem a maioria de nós. Entender que nosso desejo de felicidade é algo buscado pelos outros, nos aproxima, entender que da mesma forma que queremos para nós e nossa família uma vida melhor, o motorista, o pedreiro, o advogado, a gari, o professor, o médico, a cozinheira, enfim todos buscam a mesma coisa, ser feliz.
Na incrível obra de Dante Alighieri, O Inferno que é a primeira parte da “Divina Comédia”, um clássico da literatura mundial, o autor nos leva a uma jornada de reflexão e alegorias do que seria o inferno e suas “camadas”, o mais interessante dessa obra é o trecho que descreve os portões desse inferno alegórico, para Dante, o portão do inferno tem a inscrição “abandone toda esperança aquele que por aqui entrar”, o que torna o inferno um lugar sem luz, pois o homem vive pela esperança e só abandona-a quando não há mais nada a buscar na sua vida. Ao contrário da escrita no pórtico de Dante Alighieri, o homem vive pela esperança de ser feliz, e assim sobrevive enquanto existir a busca da felicidade que deseja, criando sua história esse trajeto é o que resumimos como vida.
Refletir nunca é demais, e nesse início de semana, exatamente na metade do ano, que passa cada vez mais rápido, convido a reflexão interior e a observação ao nosso redor, ainda que exista dificuldades, por mais que a realidade no país, no estado e no município seja obscura, mesmo que os dias iniciem nublados, desejo que todos tenham Esperança em dias melhores e principalmente não a percam, não a abandone, não deixe diminuir por dificuldades diárias, sejamos maiores em nossa vontade de ser feliz plenamente do que qualquer mau que possa existir.
Desperte para um novo dia, acorde seus filhos com carinho e dedicação, abrace aqueles companheiros de jornada, marido, mulher, pais, irmãos, colegas e amigos, na certeza que a esperança em dias melhores, em uma vida melhor para todos, nos une, e tenha uma certeza, esses dias virão, basta seguir trilhando o caminho e se possível sorrindo.
Muita luz a todos.