Thalita Indi Vasconcelos, nascida e criada em Nova Iguaçu. Rio de Janeiro! Hoje tem a oportunidade de dizer como é a vida na Itália, é porque tomou a decisão de viver em Florença.
Nascida e criada em Nova Iguaçu (RJ), Thalita Indi Vasconcelos tomou a difícil decisão de sair de seu país de origem para ir em busca de novos desafios vivendo em Florença, na Itália. Adaptar-se a uma nova cultura, costumes, entre outros fatores certamente não seria uma tarefa fácil, mas que foi algo encarado de frente pela influencer.
Thalita Indi começa relatando sobre sua vida no local: “estou muito feliz de enfim poder dizer claramente aquilo que sinto! Viver aqui não é literalmente fácil. E também, comparado a uma vida de “bairro” no Brasil. Não é particularmente difícil”, conta. Sobre o modo peculiar dos habitantes, ela compartilha sua visão: “as pessoas acreditam que são parte de algo, não sei bem exatamente o que seja! Talvez esteja relacionado à Segunda Guerra Mundial! Onde os europeus alemães, acreditavam que a raça “ariana” dominaria o Planeta Terra”.
Segundo a influencer, a Europa é linda, e ao mesmo tempo contaminada, não só pela moeda (euro), mas também pela cultura: “isso não é e nunca foi uma coisa que me incomodou, e acredito que não causará nenhuma interferência nesse artigo. Estou aqui até hoje porque constitui uma família. E pela sorte dos anjos e astros, tenho de primeira mão após o #COVID19 de estudar medicina em uma Universidade Pública da Toscana, região que faz comarca com Florença”, conta.
Thalita Indi comenta sobre sua experiência em uma primeira viagem internacional: “quando fiz minha primeira viagem internacional, lembro que senti uma sensação incrível de liberdade, como uma mágica, depois de algumas horas, vc se encontrar em um outro país, onde tudo é diferente, onde tudo é novidade e onde as pessoas falam outro idioma. É como voltar no tempo e aprender tudo novamente, a andar, a falar, a se acostumar com o tempero, com o alimento, com o clima. Isso que me encantava, ter a possibilidade de fazer tudo de novo, de fazer diferente, de acertar, ou de errar, de aceitação, e de se inserir em um novo contexto! Eu observava tudo, e me mostrava menos. Hoje já estou mais acostumada, e quero mesmo que as pessoas aqui da Itália saibam que sou brasileira”, compartilha.
A primeira grande aventura como empresária foi implantar a cultura brasileira em terras italianas, através do restaurante brasíleiro Mania Carioca. As dificuldades com o novo idioma não permaneceram por muito tempo: “sobre o idioma italiano, no início é difícil, porém depois de pouco tempo começamos a entender, mas ainda não dá para arriscar a falar. O tempo comum para a maioria de nós estrangeiros começar a falar o italiano é de exatamente 1 mês! O segredo é não desistir, assistir televisão e traduzir músicas. Cada cidade oferece cursos gratuitos, 100% em italiano, e frequentando a classe, é possível conhecer pessoas de todas as partes do mundo”, explica a influencer.
Sobre os outros detalhes desta mudança radical, Thalita Indi conta: “foram cinco anos de festas, diversão, comidas típicas do Brasil, nossos cocktails, danças, organização de festas e eventos voltados para a população brasileira que aqui residem, e para os curiosos em conhecer um pouquinho do Brasil, ou até mesmo matar a saudade da pátria amada!”.
A rotina foi alterada em razão da pandemia: “o coronavírus mudou bastante esse quadro, onde todos nós tivemos que nos adaptar a uma nova realidade, criando novos trabalhos. Foi aí que aproveitei a oportunidade para voltar a estudar. Estou no início, o caminho é longo! Ainda não tive experiências práticas com “sangue” ou doenças contagiosas. Porém já venho me preparando psicologicamente! Afinal, somos todos de carne e osso”, explica Thalita Indi.
A ideia de salvar vidas humanas e de ajudar pessoas a se sentirem melhor fisicamente é o que motiva a influencer e a faz acreditar a cada dia que fez a escolha certa: “iniciei a faculdade de Psicologia no Brasil, fiz vários períodos, mas não conclui. Foi uma experiência que me ajudou muito a entender e a tentar superar lacunas e coisas que aconteceram no meu passado. Coisas que deixam cicatrizes, mas a vida segue não é mesmo?”, comenta,
Sobre o fato de não ter concluído o curso, Thalita Indi explica: “eu não me via trabalhando como Psicóloga, eu não me via atuando na área. Acredito que a Medicina irá me proporcionar satisfação, é o início de um sonho que para se tornar realidade, irá depender somente de mim, e da minha dedicação nos estudos! Estudar medicina é nunca deixar de estudar, porque o corpo humano é uma “máquina fantástica”, finaliza.
Experiências neste novo mundo e outros detalhes da rotina da influencer são compartilhados através do Instagram (@thalitaindi) e também no site tanaondacomthalita.com.