O Coletivo SOS-RS Diversidade promove no próximo dia 5 de março a “Conferência com Symmy Larrat, Secretária Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+”. O evento, que ocorre no Auditório OAB/Cubo, tem como objetivo central garantir que a reconstrução do Rio Grande do Sul, após a catástrofe político-ambiental, contemple com equidade as demandas da diversidade sexual gaúcha.Considerando os tradicionais preconceitos, num país homotransfóbico que mais nos mata,
Ao longo de seis meses do segundo semestre de 2024, esse coletivo apartidário, formou um GT (Grupo de Trabalho), procurando amparo, mitigar tantas perdas e sofrimentos para a diversidade gaúcha.
Tivemos acolhimento do assessor do Ministro da Reconstrução, Paulo Pimenta, Meinster da Silva, que nos acompanhou quando este ministério foi sucedido pela Secretaria da Reconstrução. O responsável pela pasta, Emanuel Hassen, em reunião no dia 26 de novembro de 2024, nos escutou atento e recomendou o foco em Habitação; solicitou nossos esforços na cooperação diagnóstica com um mapeamento.
No dia18 de dezembro de 2024, representantes do coletivo “SOS-RS Diversidade”, novamente tiveram reunião na Convergência, assembleia Legislativa do estado, com Emanuel Hassem, retomando essas pautas e deliberando novas ações.
Hassem participou, nesse encontro, que existia um Fundo restante de mais de 60 bilhões destinados à reconstrução e foi solidário com a desburocratização da Caixa Estadual.
Deliberamos a importância de se fazer nossas políticas púbicas com os instrumentos fundamentais: mapeamento de nossa comunidade e demandas, priorizando os agravos com a tragédia ambiental, acesso a uma cota do fundo de reconstrução para isso, Habitação, moradia, dar auxilio aos que estavam na zona de mancha e não receberam e saúde (mais ambulatórios trans).
O coordenador deste Coletivo, Gaio Fontella, juntamente com Meinster da Silva e o vereador Giovani Culau, em final de janeiro de 2025, reuniu com a Secretária Nacional, Symmy Larrat. em vídeo Conferência, ela nos deu total apoio, sugerindo que esse movimento, que vem sendo apoiado sem restrições pelo ativismo Lgbt gaúcho, oficializasse a presença do Conselho Estadual Lgbt+ do Rio Grande do Sul, para então definirmos a sua vinda.
Essas Lutas do SOS-RS Diversidade foram aprovados na Conferência municipal e Estadual Lgbtquiapn+ RS em 2025.
A Conferência com a Secretária Symmy Larratserá aberta aos ativistas e coletivos que atuam principalmente nas zonas de mancha que foram afetadas com muitos prejuízos, como a Região da Grande Porto Alegre, Vale do Jacuí, Região de Pelotas e Rio Grande.
O Evento terá caráter deliberativo, definindo dispositivos para o acesso ao Fundo de Reconstrução no atendimento das demandas prioritárias e agenda para as demais que incluem educação, trabalho, empregabilidade.
Essas pautas serão tratadas em nosso encontro com Vossa Exa. Symmy Larrat, priorizando muitas urgências e sofrimentos que demandam celeridade e resolutividade, principalmente à população de travestis e transexuais.
O SOS RS DIVERSIDADE RS se formou com inciativa solidária da ativista trans, apresentadora do Mente Coloridas, residente em Lille, França, Heloise Leroy, com apoios de lideranças nacionais como Janaina Oliveira bem com os seguintes organismos e coletivos Gaúchos:






