spot_img
spot_img

SORRIA! EXISTE A VERDADEIRA EMPATIA E TRABALHO VOLUNTÁRIO QUE PRECISAMOS

Quando fui convidado para escrever aqui neste espaço,  para expor e contribuir com a realidade diária sem maquiagens, realmente me surpreendi com este espaço democrático e isento, um dos poucos espaços sérios de notícias que a internet disponibiliza hoje em dia. A RealNews é um daqueles espaços que mantém a isenção e coerência, que explora a notícia e busca os fatos independente dos atores ou envolvidos, um privilégio considerando que estamos cada vez mais reféns do sistema e manipulações de castas. A internet criou muito conteúdo de bo$t@  por aí, mas ainda temos portais sérios e dedicados a informar. 

Sei que há muito o que apontar e escrever sobre nossa atual situação no país, estado e município. Acontecimentos que se acumulam durante a semana, da polêmica situação dos crimes contra a infância (Santa Catarina) à guerra patrocinada pela Rússia, que ainda mexe com a economia do planeta, realmente há muito o que comentar e contribuir de forma séria e direita.

Contudo, em vista de tanta notícia negativa, dessa vez, aproveitando o espaço de fala, sem restrições ou pautas definidas por conchavos, estou atendendo um feedback de uma nova leitora, compartilho com o amigo leitor uma luz de esperança, em forma de empatia e voluntariado verdadeiro. 

Trata-se do esplêndido trabalho da turma da ONG “VOLUNTÁRIOS É ASSIM  – BUSCADORES DE SORRISOS”, uma galera que faz da empatia e caridade um estilo de vida o ano todo, a dedicação e atenção do trabalho é contagiante e emocionante. Conversei com minha amiga e uma das coordenadoras desse trabalho, LUCIANA DOS SANTOS MOREIRA – a palhaça Bettacarotena, que explicou um pouco sobre os Buscadores de Sorriso. 

Voluntários visitam hospitais e levam alegria e sorrisos a pacientes.

A ONG Voluntário é Assim – Buscadores de Sorrisos existe desde 2012, com a missão de contribuir para o bem-estar de pacientes internados e seus acompanhantes, interagindo nos ambientes hospitalares para ajudá-los a superar momentos difíceis a partir da prática do amor, carinho e doação, utilizando a figura do Doutor Palhaço. São 38 palhaços voluntários envolvidos no projeto. 

Atuamos em hospitais, escolas e outras organizações através da palhaçaria. Criado em 2012 utiliza a arte, a  comunicação e o protagonismo para sensibilizar e criar conexões.” Luciana Moreira coordenadora de projetos e Voluntários e Responsabilidade social IMERS

Somente em 2019, mais de 9.760 pessoas foram acolhidas pela Voluntários é Assim. Essa é a média de atendimento anual nos três hospitais de Canoas. Além disso, também promovem palestras, treinamentos e confecção de bonecos recicláveis. Durante a pandemia da Covid-19, estão realizando visitas online para pacientes internados e familiares em isolamento que precisam de sorrisos.

Em uma realidade onde de dois em dois anos (Eleições) surgem  vários “caridosos vereadores e deputados”, simulando voluntários, com suas tendas em paradas de ônibus, estações, centros comunitários, carros plotados servindo a comunidade ou mesmo distribuindo materiais, alimentos e serviços, não é verdade? voluntários que estão mais preocupados com fotos e publicidade para atender seus interesses e ganância, estes merecem nosso repudio total. Essas falsas empatias, são mais oportunistas do que voluntárias, acabam afastando pessoas do verdadeiro voluntariado, que temem se envolver em qualquer coisa que possa ter como pano de fundo interesses politiqueiros. Por isso ressalto aqui o verdadeiro voluntário do bem, que merece toda nossa atenção e ajuda. 

Trabalhos como o da nossa amiga Luciane e sua turma, mostram que é possível fazer o bem, nesses dias nebulosos e incertos, no caso dos palhaços voluntários eles seguem a nobre missão de levar alegria e descontração para aquelas pessoas que estão em momentos difíceis e delicados em tratamentos e atendimentos nos hospitais. Em breve trarei outros exemplos positivos que devemos compartilhar, valorizar e incentivar, são essas pessoas que devemos exaltar. Nossos doutores nos mostraram que que apesar das dificuldades temos que levantar a cabeça e seguir em frente. Afinal, sorrir pode ser um ótimo remédio! para esses voluntários é gratuito e sincero o ano todo. Parabéns.  

 

spot_img
Rodrigo S. de Souza
Rodrigo S. de Souzahttps://realnews.com.br/
Comentarista, Bel. Direito, Advogado, Sociólogo e Político.

LEIA MAIS

- Conteúdo Pago -spot_img