Saindo um pouco da pauta política nacional e estadual, para observar as mudanças e movimentos aqui em nossa cidade da paradisíaca e bem cuidada praia do Paquetá.
Para o início dessa rápida conversa é preciso afirmar, finalmente temos um prefeito! Sim, após meses de dúvidas e limitações o canoense pode deixar o fantasma do prefeito afastado para trás, o eleito Jairo Jorge tem seu afastamento consolidado e está cada vez mais preso nas raízes da justiça, que o mantém e provavelmente manterá fora do paço municipal.
As investidas e promessas de retorno durante quase um ano fizeram com que a cidade já machucada por falta básicas de serviços, ou de uma gestão prometida e não realizada, fez com que a cidade não funcionasse como deveria, limitando-se a camuflados eventos tradicionais, inaugurações já conhecidas da população e incrivelmente ainda usadas pela tradicional política que domina Canoas há anos.
Revisto isso, saímos finalmente do temor do retorno, para a consolidação de um prefeito em exercício cada vez mais titular. O atual prefeito, que dificilmente se elegeria pelo voto popular em qualquer cenário, abraçou a oportunidade como semente de mamona no abrigo, o prefeito Nedy, conseguiu nos últimos dias finalmente estruturar a gestão com a sua visão e perfil de prefeitura, boa ou ruim, certa ou errada, veremos o resultado das escolhas do atual prefeito no decorrer do mandato, que muito provavelmente concluirá em 2024.
Outra observação importante é perceber que em Canoas, palavras, parceiras e sorrisos são artifícios de palco político e mídias sociais. O trio vendido a população como sólido e fiel, durante a eleição e no início da gestão simplesmente desapareceu, assim como suas equipes cuidadosamente selecionadas. Nem mesmo Dumas teria separado os três mosqueteiros com tamanha tragédias e sequências de reviravoltas. Há ainda aqueles que citam a famosa frase “eu avisei”, por conhecer o tamanho dos egos e vaidades envolvidas na formação do trio.
O prefeito Nedy, já reconhecido pela população com tal título, ainda tem 2 anos para colocar em prática seu projeto para Canoas – seja qual for, afinal para daqui alguns meses irá acabar as inaugurações e execuções programadas da gestão Busato, que deixou Canoas em obras e com dezenas de empreendimento e investimentos, até então inauguradas pela gestão 2020-2024.
Embora pareça uma crítica simplória dessas de blog de facebook de quem não está na gestão (…), a presente análise está longe disto, a reflexão pretende atualizar que finalmente poderemos ter um prefeito que não estará temporário ou limitado a agir, era justamente o que a cidade precisava, definições e ações objetivas, o que não tivemos até poucos dias.
O prefeito Nedy agora tem uma tela em branco, para deixar sua marca como prefeito na memória dos canoenses, esperamos que seja de forma positiva, temos pouco mais de 2 anos pela frente, para resgatar a imagem da cidade, que virou notícias de escândalos e denúncias, o povo espera que as mudanças comece pela atenção com saúde e com servidores públicos, desejo sinceras boa sorte ao atual prefeito.
O BRASIL QUE EU QUERO
A palavra que mais se ouviu nos últimos anos sem dúvida nenhuma foi democracia, contudo o que menos se exerce neste país é a democracia plena, os milhões de especialistas em política e geopolítica que surgiram nos últimos anos, simplesmente não aceitam nenhum contraditório. As preferências e liberdade das pessoas se manifestar ou se posicionar diferente são vistas como fanatismo ou loucura, por hipócritas e demagogos, que só aceitam opinião e posição quando é favorável ao que e quem defende. Um fenômeno natural em uma sociedade que até alguns anos atrás não possuía críticas a nada nem a ninguém.
EDUARDO LEITE, A CORAGEM DE PROPOR A MODERNIZAÇÃO DO ESTADO
Muitos críticos têm apontado a proposta do governador eleito Eduardo Leite como oportunistas ou oportunidade de aumento de salários, sem perceber que estamos diante de uma modernização do aparelho Estatal necessário. A visão de gestão do governador dos gaúchos está seguindo uma linha correta de valorizar o servidor de acordo com sua capacidade e área técnica, além de corrigir uma estrutura já defasada por anos. O governador Eduardo Leite demonstra coragem e iniciativa em debater pautas necessárias para estabilizar o Estado, mesmo com polêmicas e críticas.
CANOAS VIROU NOTÍCIAS, NOVAMENTE
A cidade não sai dos noticiários regional e às vezes nacional, muitas vezes palco de denúncias de operações da PF e escândalos, a cidade teve dois momentos distintos dessas pautas. A cerimônia realizada na praça do avião, com a extravagante e cara decoração natalina, justamente em tempos de falta de recursos na saúde, por exemplo, e, a queda da caixa d’água da UPA – Rio Branco, que assustou usuários e surpreendeu a todos, inúmeros comentário se viu nas redes sociais, predominando a observação para a corda sujeira da água que saia do reservatório, ainda que autoridades sustentaram prontamente que se tratava de sujeira do telhado, ficou a dúvida sobre o estado da manutenção desses reservatórios. Em tempos de conspirações, perguntar virou ofensa ou fanatismo.