Você já percebeu que seus posts não têm mais tido o número de curtidas ou de comentários que tinham antes? Não é impressão sua: é a nova (e dura) realidade das redes sociais. Um perfil com 10 mil seguidores pode ter, em média, apenas 600 a 1.000 visualizações por post — e em casos extremos, menos de 200.
As redes sociais (como Instagram e Facebook) estão mudando as regras do jogo, e o alcance orgânico (aquele que você não paga) está cada vez menor. Mas por quê?
Por trás disso, há dois vilões: a explosão de anúncios e a lógica implacável dos algoritmos. Mas, calma: há saídas. Vamos destrinchar o problema e mostrar estratégias comprovadas para você recuperar o controle.
Por que seu alcance orgânico nas redes sociais desapareceu?
Antes, quando você postava algo, boa parte dos seus seguidores via. Hoje, isso raramente acontece. Dois motivos principais explicam essa mudança.
1. Anúncios engoliram seu espaço
Você já percebeu que, quando abre o Instagram ou Facebook, aparece muito mais propaganda do que antes? Pois é.
Plataformas como Instagram e Facebook são negócios — e priorizam quem paga.
- A cada 10 stories que você assiste, 3 ou 4 são anúncios (fonte: Social Media Today).
- No Facebook, apenas 2% a 5% dos seus seguidores veem suas postagens de graça (fonte: Forbes)
Ou seja: se você não paga, seu conteúdo fica escondido.
2. O Algoritmo (a “inteligência” das Redes Sociais) decide quem merece atenção
Quanto mais tempo gastamos nas redes sociais, mais dinheiro para eles. Então, eles fazem de tudo para nos manter grudados na tela e rolando o feed. Isso quer dizer que:
- As redes não mostram seu conteúdo a todos os seguidores. Elas mostram apenas para aqueles que têm mais chance de interagir com o seu post ou visualizá-lo por mais tempo;
- Se um seguidor não curte, comenta ou salva suas postagens, vira um “fantasma” — segue você, mas não te vê.
- Seu conteúdo só é mostrado a um novo público, que ainda não te segue, se ele estiver interagindo muito com anúncios ou posts que compartilhem um “mesmo assunto” com você.
Tradução: seguidores considerados inativos são excluídos do seu alcance. Para reaparecer, você precisa reengajá-los — muitas vezes, com anúncios.
3 Estratégias para não depender (só) das Redes Sociais
Se depender só das redes sociais está difícil, a solução é diversificar. Aqui estão três estratégias que funcionam:
1. Construa sua própria base de contatos
Se o algoritmo esconde seu conteúdo, você precisa falar diretamente com seu público. Como?
Peça o e-mail ou WhatsApp dos clientes.
- Exemplo: Se você tem uma loja, pode oferecer um cupom de desconto em troca do e-mail.
- Se tem um perfil online, pode criar uma lista de transmissão no WhatsApp.
Por que isso funciona?
- E-mails e mensagens não dependem de algoritmo – quem se cadastrar vai receber suas mensagens.
- Empresas que usam e-mail marketing ganham, em média, U$42 para cada U$1 gasto. (fonte: Litmus).
2. Use o Google a seu favor (SEO – Busca Orgânica)
SEO (Search Engine Optimization) é um jeito de aparecer no Google sem pagar por anúncios.
53% do tráfego de sites vem de buscas orgânicas (fonte: BrightEdge).
Como isso ajuda você?
Se você vende cursos para fazer bolos, por exemplo, pode escrever um artigo curto sobre como “Como fazer bolos de casamento”.
Quando alguém pesquisar isso no Google, seu site pode aparecer – e levar clientes até você.
Para negócios locais, o SEO está no perfil do seu negócio no Google Maps. Tenha fotos e dados atualizados, além de avaliações de clientes. Isso ajuda a você ser encontrado por quem está perto de você e está procurando pelo o que você oferece.
3. Mídia offline ainda funciona (principalmente se você tem um negócio local)
Para negócios locais:
- Flyers e outdoors têm altíssimo recall em cidades menores (Nielsen).
- A rádio local é subestimada: 92% dos adultos ouvem semanalmente (Edison Research).
Conclusão: redes sociais são vitrines
Elas ainda são importantes — afinal, seu cliente vai checar seu perfil na rede social antes de comprar. Mas não aposte tudo nelas. Combine:
- Continue postando (para quem ainda te vê e visitantes pontuais).
- Invista em canais próprios (e-mail, WhatsApp, site).
- Explore outras formas de ser encontrado (Google, mídia offline, parcerias, etc).
Pergunta para reflexão: se o Instagram sumisse amanhã, como você encontraria seus clientes? Comece a responder isso hoje.
Como a Neela Marketing pode ajudar seu negócio a fugir do algoritmo e conquistar mais clientes
Se você está cansado de depender das redes sociais e quer criar canais diretos e estratégias que realmente gerem resultados, a Neela Marketing pode ser sua parceira nesta jornada. Somos uma agência de marketing 360º e consultoria de negócios especializada em ajudar empresas a:
- Construir bases próprias de contatos (e-mail, WhatsApp, SMS) para se comunicar sem depender de algoritmos.
- Criar campanhas offline e online integradas, usando desde mídia tradicional até automação de marketing.
- Reengajar seguidores inativos com conteúdo estratégico e anúncios inteligentes, melhorando o alcance orgânico.
Quer sair da dependência das redes sociais e ter contato direto com seu público? Agende uma consultoria gratuita com a Neela Marketing.