Com plantio de árvores, exposição de maquetes e cápsula do tempo, evento reforça conscientização ambiental entre crianças e jovens
Semana Municipal do Meio Ambiente segue movimentando escolas e espaços culturais de Gravataí com uma programação voltada à educação ambiental, preservação dos recursos hídricos e sensibilização da população sobre as mudanças climáticas. As ações são promovidas pela Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (Sema).
Na tarde da última quarta-feira (4), o Casarão dos Bina recebeu duas maquetes pedagógicas — uma representando a bacia hidrográfica do Rio Gravataí e outra, uma estação de tratamento de água. As maquetes, doadas pela Associação de Preservação da Natureza Vale do Gravataí (APN-VG), integram as atividades do programa Rio Limpo, idealizado em 2015 e patrocinado pela Petrobras.
As peças ficarão expostas no local com o objetivo de estimular o cuidado com o meio ambiente e servir de material educativo para escolas e visitantes. Participaram da entrega alunos das escolas Cecília Meireles e Osório Ramos, além do secretário da Sema, Denner Gelinger.
Na manhã de quinta-feira (5 de junho) — Dia Mundial do Meio Ambiente — o prefeito Luiz Zaffalon realizou o plantio de uma muda de pitangueira no pátio do Centro Administrativo José Loureiro da Silva, acompanhado por estudantes da EMEF Rui Ramos.
Durante a cerimônia, o prefeito reforçou a urgência da conscientização diante das mudanças climáticas:
“A semana e o Dia do Meio Ambiente servem para lembrar o cuidado que devemos ter sempre, todos os dias, principalmente diante das adversidades climáticas que estamos passando”, afirmou.
As estudantes Manoela e Vitória emocionaram o público ao lerem uma carta sobre a importância da preservação ambiental. O texto foi guardado em uma cápsula do tempo, que será reaberta dentro de cinco anos, também no Casarão dos Bina.
Educação ambiental como motor da mudança
A secretária municipal de Educação, Aurelise Braun, destacou o impacto positivo do aprendizado fora da sala de aula:
“Nada melhor que as crianças aprendendo e difundindo em casa e na comunidade sobre a importância de cuidar do planeta”.
O secretário Denner Gelinger reforçou o papel da educação na construção de um futuro sustentável:
“A esperança de dias melhores tem que estar ligada diretamente à educação ambiental e ao cuidado com o planeta”, concluiu.
Programação segue até domingo
A Semana Municipal do Meio Ambiente continua até o próximo domingo (8 de junho), com destaque para:
Distribuição de mudas na Praça da Bíblia
Exposição especial na Casa de Cultura
Foto: Divulgação