Segurança Pública vai firmar parceria com IFSul para desenvolver sistema de alerta sonoro

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), campus Sapucaia do Sul, propôs à Secretaria de Segurança Pública de Canoas a parceria no desenvolvimento de um sistema de alerta sonoro, que poderá identificar e localizar acidentes de trânsito, disparos de arma de fogo, explosões e arrombamentos de carros e de casas. Ao detectar o sinistro, caberá ao sistema notificar automaticamente aos órgãos de segurança pública, como a Guarda Municipal.

De acordo com o professor do IFSul, Roberto Mauricio Bokowski Sobrinho, o modelo é similar ao Sistema de Detecção de Disparos de Arma de Fogo (SDD), desenvolvido pela empresa norte-americana Shotspotter, que foi implementado em Canoas em 2010, no bairro Guajuviras. “Canoas já tem a experiência em trabalhar com um sistema de sinistros sonoros, possui alguns equipamentos disponíveis e tem pessoal da Guarda Municipal treinado e qualificado para operar o sistema”, explica o professor.

Para o secretário de Segurança Pública, Emerson Wendt, a parceria, a ser firmada em convênio, reforça o objetivo da secretaria que é trabalhar com tecnologia, inteligência e prevenção, agregando o desenvolvimento de sistemas. “A função do sistema é dar mais agilidade ao trabalho dos outros órgãos da administração pública, principalmente das forças de segurança. Mas também é uma forma de prevenir a violência, já que inibe a criminalidade, e aumenta a sensação de segurança dos canoenses”, afirma o secretário.

 

 

 

Fonte – PMC

More articles