Em São Bernardo do Campo (SP), no sábado à tarde, o São José empatou por 1×1 com o São Bernardo, no Estádio Primeiro de Maio, e manteve as chances de classificação para Série B de 2024. Um jogo onde ambos precisavam vencer, de muita luta e onde o resultado beneficiou apenas ao Brusque, líder da chave, que venceu o Operário-PR por 4×3, com boa vantagem.
O São José iniciou a partida no ataque e Thayllon, o principal jogador da equipe, com um minuto de jogo, acertou uma bola na trave do goleiro adversário. Após esta chance, o São Bernardo dominou o jogo e, aos 29 minutos, o centroavante João Carlos marcou para a equipe paulista. Intervalo de jogo, 1×0 para o time da casa e a situação complicada para o o time porto-alegrense.
No segundo tempo, o Zequinha partiu para o ataque, em busca do empate e uma possível virada. Aos 14 minutos, Thayllon marcou, após um lançamento do goleiro Fábio Rampi. O gol só foi confirmado dez minutos depois, pelo árbitro de vídeo, e isto complicou a qualidade do jogo. As equipes disputavam o meio-campo, mas não confirmavam em chances de gol. Romisson, do São Bernardo, teve a última chance do jogo: chutou e obrigou Rampi a uma grande defesa. Nos acréscimos, o São Bernardo perdeu o zagueiro Helder, expulso e, automaticamente, suspenso para a próxima partida.
O São José precisa vencer, no mínimo, duas das próximas três partidas para buscar o acesso à Série B. Suas duas próximas partidas pelo quadrangular da Série C serão no Passo D’Areia: o São Bernardo (dia 23, às 16h) e o Operário (dia 01, às 16h). Pela Copa FGF Rei Pelé, o Zeca enfrenta o Monsoon, em casa, pelas quartas-de-final, com a vantagem de 3×0 do primeiro jogo.