spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Santa Maria realiza vigília e atos de memória em homenagem às vítimas da Tragédia da Kiss

A cidade de Santa Maria promove, na segunda-feira (26) e terça-feira (27) de janeiro de 2026, uma série de atividades públicas de memória, acolhimento e compromisso coletivo em homenagem às 242 vítimas do incêndio da Boate Kiss. As ações acontecem na Praça Saldanha Marinho, na Rua dos Andradas e no espaço onde funcionava a casa noturna.

Na segunda-feira (26), a programação tem início às 21h, com acolhimento na Tenda da Vigília, instalada na Praça Saldanha Marinho. Às 22h, ocorre a Caminhada de Vigília, com deslocamento até o antigo local da boate, em um percurso simbólico iluminado por velas e flores. Em seguida, às 22h15, será realizado o ato “Ausência Presente”, na Rua dos Andradas. Às 23h, o ato “Nada Consta” acontece no tapume da obra do Memorial às Vítimas. A noite se encerra à meia-noite, com o Minuto do Barulho, em homenagem às vidas perdidas no incêndio.

Já na terça-feira (27), as atividades retornam à Praça Saldanha Marinho a partir das 17h30, com a abertura do Janeiro 27, incluindo boas-vindas e agradecimentos às instituições organizadoras. Às 17h45, ocorre a leitura dos nomes das 242 vítimas, em um ato de respeito e homenagem. Às 18h, será exibido um vídeo de retrospectiva cronológica, relembrando a trajetória do Caso Kiss e os atos de memória e luta por justiça entre 2013 e 2026. O encerramento está previsto para 20h30, com um ato final de memória e compromisso coletivo.

Ao final da programação, uma mensagem à comunidade reforça o chamado para manter viva a memória das vítimas, fortalecer a responsabilidade coletiva e transformar a dor em compromisso com a vida, reafirmando a importância da lembrança, da justiça e da prevenção para que tragédias como essa não se repitam.

spot_img
Leilane Beck
Leilane Beckhttp://pensereal.com
Jornalista independente, baseada em evidências, múltiplas fontes e contexto histórico.
- Conteúdo Pago -spot_img