Espaço oferece conforto, segurança e apoio às famílias atípicas, com atendimento diário e recursos adaptados
A Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania e Inclusão marcou presença nesta quinta-feira (5) no Canoas Shopping para divulgar e fortalecer a iniciativa da Sala de Aconchego, um ambiente especialmente planejado para acolher pessoas neurodivergentes e suas famílias. O espaço foi desenvolvido para garantir momentos de lazer com mais tranquilidade, conforto e respeito, atendendo crianças, adolescentes e adultos.
A Sala de Aconchego funciona diariamente, das 10h às 22h, no Canoas Shopping, localizado na Avenida Guilherme Schell, 6750, no Centro. Além do ambiente adaptado, o shopping disponibiliza abafadores de som para empréstimo e realiza a distribuição gratuita de cordões de identificação, ampliando o suporte às pessoas neurodivergentes.
A diretora da Secretaria da Mulher, Cidadania e Inclusão, Marisete Zortea, destacou a importância da iniciativa a partir de sua vivência pessoal. “Sou mãe de uma criança com Síndrome de Down e esse cantinho de lazer proporciona mais tranquilidade e acolhimento. Convido todas as famílias que compartilham dessa necessidade a conhecerem a Sala de Aconchego. Todos serão muito bem-vindos”, afirmou.
Para Caroline Meirelles Linhares, mãe de um adolescente de 13 anos com autismo, o espaço representa um avanço significativo na inclusão social. “Costumo passear pelo shopping com meu filho e, como ele é mais agitado, esse espaço facilita muito a convivência. Ele se sente mais seguro e consegue desenvolver melhor suas capacidades, estando mais incluído na sociedade”, relatou.
O diretor-geral do Canoas Shopping, Rodrigo Miranda, explicou que a criação da Sala de Aconchego surgiu a partir da escuta ativa da comunidade. “Esse projeto começou com uma pesquisa realizada com os próprios moradores de Canoas que frequentam o shopping, principalmente mães de filhos atípicos, que apontaram a necessidade de um espaço mais tranquilo para estar com seus filhos e viver esse momento com mais serenidade”, destacou.
Foto: Vinicius Medeiros



