Bem, não é uma operação do FBI nem conquistar a América, mas já imaginou produzir a sua ceva? Com dez utensílios básicos, água, malte e lúpulo, temos uma opção trabalhosa de cerveja (bem, trabalhoso para fazer…), mas que com certeza vale a pena!
Você vai precisar de:
- Um fogão de 4 bocas
- Duas panelas de 32 litros com torneira
- Um moinho para cereais
- Termômetro
- Balança
- Uma forma de pizza furada para o fundo falso
- Dois baldes de PVC com torneira e tampa
- Uma válvula airlock
- Mangueira para encher as garrafa
- Máquina para colocar tampas em garrafa
Ingredientes:
Malte Château Pilsen | 5,0 Kg |
Lúpulo Spalt Select 5,4% Ácido Alfa | 24 g |
Água para adicionar o malte | 18 L |
Água para Extração do Extrato Residual | 20 L |
Fermento Alta Fermentação cepa S-04 sachet | 11,5g |
Processo Quente
1. Moa o malte
O malte, o lúpulo e o fermento, assim como a receita, podem ser encontrados na internet. Pese os diferentes tipos de maltes e jogue no moedor de cereais. Triture-os até quebrar a casca. Mas, cuidado, não transforme os grãos em farinha – isso prejudicará o processo de filtragem após o preparo.
2. Esquente 20 litros de água a uma temperatura entre 60 e 70 ºC. Deixe o termômetro sempre dentro da panela. Jogue o malte e misture por 20 minutos até chegar exatamente aos 70 ºC. Se ultrapassar os 74 ºC, as enzimas deixam de agir. Desligue o fogo e deixe a mistura, chamada de mosto, repousar por uma cerca de uma hora.
3. Limpeza
Acenda o fogo e mexa até atingir a temperatura de 78ºC (não deixe passar ou a cerveja ficará adstringente). Abra a torneira e jogue o mosto em uma panela com fundo falso. De novo, abra a torneira e retire 2 ou 3 litros do mosto com a ajuda de uma escumadeira (isso serve para tirar os farelos). Transfira o líquido de volta para a panela sem fundo falso.
4. Sabor
Acrescente mais água a 70ºC para repor as perdas do bagaço e da evaporação, até voltar aos 20 litros iniciais. Acenda o fogo e, 5 minutos após a fervura, acrescente o lúpulo de amargor. Deixe o fogo ligado por uma hora, com a panela destampada. Nos 5 minutos finais, acrescente também o lúpulo de aroma.
Processo Frio
5. Decante à valer
A partir daqui, todo material deverá ser sanitizado com álcool hospitalar. A presença de bactérias afeta o sabor da cerveja. Mergulhe a panela em uma bacia com água e gelo, mexa por alguns minutos no sentido anti-horário e deixe por uma hora, com a tampa fechada. A parte sólida descerá para o fundo da panela.
6. Leveduras
Transfira o líquido para o balde de PVC. Jogue o fermento – e veja na do fermento qual é a temperatura ideal (para Ale, é entre 16 e 24 ºC. Lager, entre 10 e 15 ºC). Isso é essencial para não matar as leveduras, que transformam açúcar em álcool. Feche o balde com a válvula airlock e deixe repousar de 7 a 10 dias.
7. Maturação
A levedura vai decantar para o fundo do balde. Para se livrar dela, transfira a cerveja para outro balde de PVC com a ajuda da torneira e de uma mangueira. Feche-o com airlock para não entrar ar nele. Mantenha o balde fechado em temperatura ambiente por mais duas semanas. Você pode deixar em qualquer canto da casa, desde que não pegue sol.
8. Engarrafamento
Transfira a cerveja para outro balde para tirar os resíduos. Ferva 100g de açúcar com 110ml de água. Separe entre 5 e 8g (não mais do que isso, ou a garrafa poderá explodir) e jogue em uma garrafa de 1 litro. Encha de cerveja até a metade do pescoço. A levedura vai reagir com o açúcar e produzir gás carbônico. Deixe descansar por 10 dias. Depois é só gelar e consumir!