Ruas ocupadas, vidas defendidas: motociata contra o feminicídio

Uma motociata contra o feminicídio promete mobilizar motociclistas e apoiadores no Rio Grande do Sul no próximo dia 29 de março. Com o lema “Por nenhuma a menos”, o evento busca conscientizar a população sobre a violência contra a mulher e reforçar a importância da denúncia e da prevenção.

A concentração está marcada para as 11h, no Posto Garoupa, localizado na Avenida Assis Brasil, em Porto Alegre, e contará com a presença confirmada da Procuradoria Especial da Mulher, ampliando o debate sobre a proteção às vítimas e o enfrentamento da violência de gênero.

A iniciativa é organizada pelo RP MRS (Representantes dos Motociclistas do RS), em parceria com a Associação dos Produtores da Agricultura Familiar e Desportiva de Cachoeirinha. A expectativa é de grande adesão, reunindo participantes em um chamado coletivo por mais respeito, proteção e justiça, reforçando a importância da união da sociedade no combate à violência contra a mulher.

Entre os apoiadores estão: empreendimentos ligados ao setor automotivo, como Edimotos, Safetcar, Spacebikers, E-car Serviços Automotivos, Stradiotto Pneus, Moto Show, Oficina Stop Motos, Paraná Motos, MHR Transportes (guincho), Mscar Estética Automotiva, além de serviços de lavagem e manutenção como Lavagem do Barba, Lavagem do Zoio, Lavagem do Lenon e CM Estética Automotiva.

A área da saúde e bem-estar também marca presença com parceiros como Duomo Clínica Odontológica, Dr. Fredie Elias, Dra. Luciana (dentista), Clínica Mente Conectada, Fernanda (psicologia), além de Caroline Pereira (técnica de enfermagem). O evento ainda conta com apoio na área de estética e cuidados pessoais, como Madu Cílios, Pri Cílios, Naty Maestry e Hercilia Confecção de Vestidos.

No campo social, o Projeto Semeando teve papel fundamental ao disponibilizar a sede para atividades, além de promover aulas de lutas e defesa pessoal, ampliando o alcance da iniciativa. A ONG Bichinhos Caridosos também integra a mobilização.

Outros parceiros incluem o Atacadão do Óculos Cachoeirinha, Loja do Rafinha, Outlet da Lu, Brechó Salvados Duas Rodas, Decorafácil Pisos, Cris Decoração, Serralheria Zoinho, Jonas Encanador, Igor Protético, Diana Vídeos, Resenha do Mandela, Motoboy Marcelo, Rosa Diarista, Michele Lima (consultora Embracon), Felipão Assessoria em Cobrança de Seguros, Maraschin Seguros e o escritório Santos Neto, Bandeira, Canteros & Schmitt Advogados Associados, além da advogada criminalista Dra. Tatiane Lemos.

A diversidade de apoiadores demonstra o engajamento coletivo da sociedade na luta contra o feminicídio, fortalecendo a mensagem do evento e ampliando sua visibilidade na comunidade.

Do asfalto à causa social: grupos criam projeto de apoio a mulheres vítimas de violência

Dois grupos de motociclistas com forte atuação social no Rio Grande do Sul vêm se consolidando como referência em ações de apoio à comunidade, especialmente no enfrentamento à violência contra a mulher. Formados por um grupo misto e pelo Soviéticos Girls — voltado exclusivamente ao público feminino —, os coletivos têm como missão ajudar, valorizar e fortalecer mulheres que pilotam.

Com cerca de nove anos de trajetória, os grupos acumulam diversas iniciativas sociais. A experiência adquirida ao longo desse período motivou a criação da associação RPMRS, fundada pelos idealizadores juntamente com outros membros, com o objetivo de facilitar a organização de eventos e ampliar o alcance das ações solidárias.

O reconhecimento pelo trabalho realizado também resultou na conquista de um espaço físico para sede, cedido por um parceiro em Cachoeirinha, que também atua com projetos sociais. No local, são desenvolvidas diversas iniciativas, incluindo um projeto voltado ao combate à violência contra a mulher.

A proposta do projeto é oferecer um canal alternativo de apoio às vítimas, contando com a participação de profissionais que também integram ou apoiam o grupo, como psicólogos, assistentes sociais e advogados. A iniciativa busca acolher, orientar e encaminhar mulheres em situação de vulnerabilidade.

Como forma de dar visibilidade à causa e reforçar a importância da rede de apoio, os grupos organizaram uma motociata no mês da mulher.

O evento tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a gravidade da violência de gênero e destacar a importância do engajamento coletivo.

De acordo com os organizadores, os dados sobre violência contra a mulher evidenciam a necessidade de ampliar o número de pessoas envolvidas na causa, fortalecendo iniciativas que ofereçam suporte e promovam conscientização.

spot_img
Leilane Beck
Leilane Beckhttp://pensereal.com
Entre a ficção e a realidade, meu compromisso é traduzir o tempo em palavras com sensibilidade, crítica e verdade.
- Conteúdo Pago -spot_img