Meus amigos, depois de um período sabático, necessário para todos nós organizar e alinhar algumas questões, retornamos com o diálogo e conversa neste portal da REALNEWS, e desde já é válido destacar o quanto essa plataforma tem sido relevante para informações locais, regionais e nacional para todos os leitores que buscam informações diretas e opiniões qualificadas de colegas colunistas e debatedores. Enquanto não surge a tão falada regulamentação de mídias sociais e internet no geral, vamos fazer uso da liberdade de expressão e opinião, conquistada a duras penas por anos neste país.
Há muitos assuntos para atualizar, a vida como ela é, nos dá diariamente um vasto e fértil campo de assuntos e situações para comentar e debater. Para ser fiel aos leitores mais assíduos, atendendo a provocação saudável de meu amigo e leitor empreendedor PAULO SILVA, sobre a não reeleição de Jair Bolsonaro, é cristalino a minha opção pelo ex-presidente Bolsonaro, contudo como sempre deixo claro a democracia prevaleceu, sendo o atual presidente o chefe do executivo de fato, isso ao meu ver está totalmente superado, torço para que seja um bom governo que corrige equívocos e avance no que falta, sem cometer erros e crimes de outrora (…).
Superado essa questão, o Brasil sem dúvidas voltou seus olhos aos administradores do Estado, a política é tão ou mais falada e debatida que futebol e novela, entendo este o legado do ex-presidente que despertou em quase 50% da população um senso crítico mais visível – com algumas minorias mais radicais, verdade (mas isso temos de ambos os lados, estamos crescendo e aprendendo a conviver agora com divergências de ideologias opostas), estamos aprendendo a reconhecer Adam Smith (1723-1790) e Karl Heinrich Marx (1818 – 1883), no nossa política, exercendo o contraditório, afinal “prefiro o livre debate e discordância de ideologia, do que o silêncio imposto”.
Cuidando das questões mais locais, não poderia deixar de destacar a situação da nossa Canoas, o cenário político ainda vive momentos conturbados, mas o destaque vai para atuação surpreendente do atual prefeito Nedy Vargas, que de coadjuvante tornou-se protagonista de uma gestão antes caótica. Cabe frisar que gestão ainda carece de muito polimento, mas administrar Canoas nunca foi fácil após a era Lagranha, o atual prefeito tem enfrentado um leão por dia, nitidamente empreendendo esforços para administrar uma cidade que possui limitações em todas as áreas, fruto das negociações desenfreadas do prefeito afastado, o que gerou uma gestão sem coesão na falta de seu mentor.
A consequência de loteamento de espaços geram entraves para a máquina pública, onde as pessoas passam a ocupar cargos visando seus interesses e de seus indicados ou a tão vergonhosa reeleição de seus parlamentares. Neste ponto o atual prefeito está, mesmo com resistências, conseguindo colocar a cidade nos trilhos, essa observação se faz necessário em vista de algumas críticas serem injustamente direcionadas ao prefeito que convive com fantasmas no melhor estilo Charles John Huffam Dickens. Por esta razão é justo dar créditos ao atual gestor de Canoas, que surpreendentemente tem alcançado resultados positivos, em um cenário desfavorável, onde algumas pessoas da própria gestão e viúvas, torcem esperando um mau desempenho do prefeito em exercício, fato que não acrescenta em nada nossa política e situação da população em geral, ainda convivemos com mau eleitor que torce contra o piloto – infelizmente.
Nem esquerda nem direita, o Prefeito Nedy tem atuado como deve e se esperado de um gestor, priorizando a cidade, o que para alguns e quebra de “acordos” para a maioria da população é o correto a se fazer, exemplo disso é busca por resultados e transparências nas pastas do município, para governar e administrar secretárias o mínimo que se espera é formação e competência, não basta só a indicação política, isso é o que se espera de um bom gestor.
ATENDIMENTOS DOS CRAS
Aliás, uma das mais recorrentes reclamações da comunidade, que o prefeito deve ter máxima atenção, é com serviço social de Canoas, os inúmeros descasos com os usuários dos CRAS, por falta de empatia nos atendimentos com a população mais carentes, ou, relatos de mau atendimento e descasos nas demandas, são reclamações desse público que buscam por atendimento e auxílio, essas posturas fazem com que a população mais vulnerável se distancie das políticas públicas aumentando a sensação de ócio da prefeitura, logo apontando para um possível descaso do atual prefeito.
A derrocada da assistência social, nos atendimentos e atenção com a população nunca foi tão grande, situação não vista nas duas últimas gestões, tanto de Busato, que tinha no serviço social uma referência positiva e modelo para todo o Estado, sendo inclusive reconhecida pelo ONU, com seu trabalho de atenção aos migrantes haitianos e venezuelanos, sem deixar de prestar atenção na população local, a secretária no período exerceu e aplicou o princípio do atendimento humanizado em suas demandas, mérito da equipe formada pelo ex-prefeito Busato. Justiça seja feita também ao prefeito afastado Jairo Jorge, que em seu primeiro mandato teve na Assistência Social maior atenção e controle, sendo possível levar programas com incentivos do Estado e da União a todos os bairros, sem dúvidas seu cartão de visitas da primeira gestão.
PARA ONDE VAI?
A forma que o prefeito Nedy Vargas lida nas suas trincheiras, tem sido seu maior trunfo até aqui, as constantes especulações do destino de sua filiação também são notícias recorrentes, e tem objetivo de agitar o cenário político e desestabilizar apoios e parcerias, porém hábil articulador o silêncio do prefeito tem feito mais barulho do que as incertas de palpiteiros. O último boato dá conta que o atual gestor estaria próximo do ninho Tucano Canoense, partido que tem sido observado com carinho por postulantes a vereadores e simpatizantes do governador Eduardo Leite que tem destaque nacional desde sua ascensão à presidência nacional do PSDB, contudo o palpite esbarra nas informações, pois internamente é sabido que tucanos em Canoas tem outros planos para o partido e buscam protagonismo próprio a exemplo do próprio governador, mas é sempre prudente lembrar que a política local muda constantemente. Aguardemos.