Pesquisa Quaest realizada entre os dias 23 e 26, desse mês, e divulgada hoje (27); aponta reprovação inédita do governo Lula.
Ao todo, a pesquisa ouviu 4,5 mil pessoas. E o número dos que desaprovam o governo, pela primeira vez, chegou a 49%. O maior da série histórica iniciada pela Quaest em fevereiro de 2023, primeiro ano do mandato petista, em parceria com a Genial Investimentos.
Já os que aprovam o governo, no levantamento divulgado hoje, somam 47%. Esse número era de 52% em dezembro passado. Em comparação, os que desaprovavam o governo, no mesmo período, era de 47%.
Ou seja, o percentual dos brasileiros que aprovam o governo Lula, caiu 5 pontos percentuais (p.p) em um mês. E o percentual daqueles que reprovam o governo, no mesmo período, aumentou 2 p.p. A margem de erro da pesquisa é de 1 ponto percentual, para mais ou para menos.
No Nordeste, cinturão de sustentação dos governos petistas, a aprovação do governo Lula continua alta: 59%. Mas, foi também aonde se observou uma das maiores queda na aprovação. Pois, em dezembro do ano passado, a aprovação era de 67%.
No final de semana, o site publicou uma análise explicando as dificuldades que Lula pode enfrentar, caso o presidente decida por disputar mais um mandato. Uma dessas dificuldades é a inflação dos alimentos. Aliás, na pesquisa divulgada hoje, 83% acham que o preço dos alimentos subiu no mercado.