spot_img

Projeto Samuzinho ensina primeiros socorros e uso correto do 192 a alunos em Gravataí

Ação do Samu chega à Emef José Mariano Garcia Mota, levando conscientização sobre prevenção de acidentes e atendimento em situações de urgência


O Projeto Samuzinho, desenvolvido pela Prefeitura de Gravataí em escolas municipais, chegou nesta segunda-feira (8) à Escola Municipal de Ensino Fundamental José Mariano Garcia Mota. A iniciativa leva profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para orientar estudantes e professores sobre quando e como acionar o 192 e como prevenir acidentes.

“Essa é uma iniciativa muito importante, pois, em casos de urgência, cada segundo importa. O Samu é um serviço público que atende 24 horas por dia e presta socorro rápido à população”, destaca o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.


Atividades práticas e conscientização

Durante a ação, repetida também nesta quinta-feira (11) com outras turmas, os profissionais do Samu – Alexandro Barbosa, Rafael Aguiar, Murilo Cardoso, Taniane de Souza e Gilmara Michel – explicaram o funcionamento do serviço e os tipos de ocorrências atendidas, como:

Acidentes com vítimas
Choques elétricos
AVC
Queimaduras graves
Afogamentos

As turmas participaram atentas, aprendendo manobras e técnicas de primeiros socorros, como:

Massagem cardíaca em casos de parada cardiorrespiratória

Manobra de Heimlich, utilizada em casos de engasgo, inclusive em bebês.

“Os alunos são grandes multiplicadores do que aprendem. Muitas vezes, são eles que estão com os pais ou avós em casa, e por isso é importante trabalhar esses temas desde cedo”, reforça a secretária de Educação, Aurelise Braun.

Combate ao trote e formação cidadã

Além de ensinar primeiros socorros, o Projeto Samuzinho alerta sobre os prejuízos dos trotes ao 192, que prejudicam o atendimento de quem realmente precisa.

Os professores também participam das atividades para se familiarizarem com os protocolos de urgência, reforçando a conscientização em toda a comunidade escolar.

“Sempre que observarem alguém passando mal, devem avisar um adulto, que poderá acionar o Samu caso necessário. Estamos aqui para atender da melhor e mais rápida forma possível”, orientou o condutor Alexandro Barbosa.

Novas atividades do Projeto Samuzinho estão previstas ainda para este ano em outras escolas do município, com datas a serem confirmadas.


Quando acionar o Samu 192?

O Samu deve ser acionado em situações como:

Problemas cardiorrespiratórios

Intoxicações e envenenamentos

Queimaduras graves

Trabalhos de parto com risco de morte para mãe ou bebê

Tentativas de suicídio

Crises hipertensivas ou dores no peito súbitas

Acidentes/traumas com vítimas

Afogamentos

Choques elétricos

Acidentes com produtos perigosos

Suspeita de infarto ou AVC

Agressões por arma de fogo ou arma branca

Soterramento e desabamentos

Crises convulsivas

Outras situações de urgência ou emergência com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso





Foto: Gabriel Muniz

spot_img
- Conteúdo Pago -spot_img