Iniciativa da Secretaria de Esporte e Lazer promove inclusão, saúde e autonomia por meio do esporte
Crianças, jovens e adultos participaram, na sexta-feira (6), de mais uma atividade do Projeto Paradesporto, com aulas regulares de natação voltadas a pessoas com deficiência, realizadas no ginásio Poliesportivo do Colégio La Salle, no Centro. A iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) e oferece aulas gratuitas todas as terças e sextas-feiras.
O projeto tem como objetivo ampliar a qualidade de vida, estimular o desenvolvimento físico e promover mais autonomia a pessoas com deficiência cognitiva, intelectual ou física, utilizando o esporte como ferramenta de inclusão. Além da natação, o Paradesporto contempla outras modalidades, como judô, vôlei, handebol, atletismo e futsal.
Para o diretor de Paradesporto e Lazer da SMEL, André Padilha, a ação tem impacto direto no bem-estar dos participantes. “Essa atividade visa uma melhora da capacidade motora, psicológica e cognitiva do aluno, proporcionando assim uma melhor qualidade de vida e saúde, mobilizando as pessoas com mobilidade reduzida a praticarem atividades físicas”, destacou.
A professora de natação Tainá Costa ressaltou que o acolhimento é parte fundamental do trabalho desenvolvido. “Atendemos alunos de 8 a 43 anos, pessoas com autismo, deficiência física ou intelectual. Damos todo o suporte e acompanhamento que eles necessitam desde a chegada ao ginásio”, explicou.
Mãe de um dos alunos, Dulce Flores, de 53 anos, relatou os benefícios percebidos com a participação do filho nas aulas. “Meu filho tem autismo e matriculei ele aqui para melhorar a condição da saúde dele. Realmente fez muita diferença. Ele evoluiu bastante e até fez amigos”, contou a moradora do bairro Guajuviras.
Já Douglas de Lima Linhares, de 28 anos, também aluno do projeto, falou sobre a experiência nas atividades. “Gosto muito dos exercícios antes de entrar na água para relaxar as mãos e as pernas, e claro, de estar na piscina aprendendo com os professores. Estou gostando muito”, afirmou.
Foto: Bruno Ourique



