O ex-prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, já oficializou a sua pré-candidatura a deputado federal, cargo que exerceu entre 2007 e 2016. A novidade neste ano fica por conta do seu novo partido. Durante mais de 20 anos defendendo as cores do PTB, em outubro Busato disputará pelo União Brasil, partido do qual é presidente no Rio Grande do Sul. Durante seus três mandatos como deputado federal, Busato construiu um grande legado no Estado através da destinação de emendas parlamentares às prefeituras gaúchas. Desde 2021, o seu nome junto aos municípios foi fortalecido por causa da sua atuação de destaque no Governo Eduardo Leite. O somatório desse trabalho o fez receber o convite, em novembro, para presidir o União Brasil no Estado. Desde então, o ex-prefeito de Canoas está trabalhando para organizar o novo partido no RS, construindo as nominatas para a eleição proporcional. A nova sigla tem o maior número de deputados federais e o maior tempo de propaganda em rádio e TV.
Como homem público, Busato destaca-se pelo perfil articulador e conciliador. Seus mandatos têm como característica o intenso trabalho em prol das comunidades e do desenvolvimento econômico. Entre os principais legados, destacam-se obras e ações que beneficiam diretamente as comunidades em áreas estratégicas — saúde, infraestrutura, educação e segurança. Valoriza o fortalecimento das prefeituras, por entender que o mais adequado é descentralizar recursos da União, fortalecendo Estados e municípios. Atualmente no Governo do Estado, um dos principais programas coordenados pelo Busato é o Pavimenta, que atende 406 municípios, 100% das prefeituras inscritas, com obras de pavimentação em parceria com o governo do Estado. O investimento total do governo gaúcho é de R$ 375 milhões. “Objetivo do Pavimenta é contemplar propostas para acelerar o crescimento econômico e melhorar a qualidade da prestação de serviços à população, proporcionando obras de pavimentação, terraplanagem, drenagem, microdrenagem, sinalização e também acessibilidade. O sucesso de ações como essa, que buscam encurtar o caminho entre governo e população, numa nova forma de acolher os municípios, está alicerçada na parceria permanente com os prefeitos. É nas cidades que a vida acontece. Assim, o Estado fica mais próximo das pessoas e tem condições de conhecer as prioridades na fonte”, destaca Busato.
No dia 8 de fevereiro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou por unanimidade, o pedido de registro do estatuto e do programa partidário do União Brasil (União), agremiação política resultante da fusão do Democratas (DEM) com o Partido Social Liberal (PSL). A nova legenda tem como número nas urnas o 44. O megapartido do Busato conta nacionalmente com 81 deputados federais, oito senadores e três governadores. A robustez partidária se manifesta também nas Assembleias Legislativas dos Estados, onde contam com 129 deputados estaduais. O União Brasil herda também 552 prefeituras em todo o País, o equivalente a 10% dos municípios.