A ação promoveu troca de experiências e esclarecimento de dúvidas sobre legislação e biossegurança, reforçando o compromisso do município com a saúde pública e o empreendedorismo responsável
Na manhã desta quarta-feira (22), a Prefeitura de Gravataí recebeu dez profissionais autônomos de odontologia e estética para o 3º encontro do projeto “Dialogando com a Vigilância Sanitária”, que promove uma roda de conversa entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e empreendedores do setor. O projeto tem como objetivo tornar mais acessíveis as regulamentações sanitárias, além de esclarecer dúvidas e reduzir a burocracia nos processos de licenciamento.
“Com esse projeto, estamos buscando fazer com que o município siga avançando na pauta de vigilância. Reduzindo a burocratização, os encontros auxiliam e escutam os profissionais, colaborando para proporcionar mais agilidade na tramitação de processos para quem empreende e emprega, sem eximir os empreendedores de suas responsabilidades”, destacou o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.
Biossegurança e legislação em pauta
Durante o encontro, foram abordados temas essenciais para o bom funcionamento dos estabelecimentos, como biossegurança — com foco em limpeza, desinfecção, esterilização e segurança à saúde —, além de regularização, documentação e legislação sanitária. As explicações foram conduzidas por fiscais do Núcleo de Estabelecimentos de Saúde e de Interesse à Saúde, setor vinculado ao Departamento de Vigilância em Saúde (Viemsa) da SMS.
“A fiscalização e legislação servem para todos os estabelecimentos públicos e privados, mas entendemos a dificuldade em manter atualizadas todas as regulamentações diante das mudanças recentes. Por isso, buscamos gerar esses espaços de troca, com o objetivo de ajudar os profissionais a evitarem contaminações. A legislação não é apenas um conjunto de regras, ela existe para proteger a saúde de todos”, ressaltou a arquiteta e fiscal da SMS, Cláudia Poli.
Próximos encontros e orientações
A Divisão de Vigilância Sanitária de Gravataí (Visa) organiza os encontros de acordo com os quatro núcleos que compõem o setor, garantindo a proteção dos clientes e o fortalecimento da credibilidade dos profissionais. O próximo encontro será voltado ao Núcleo de Produtos, reunindo profissionais de farmácia e demais estabelecimentos de interesse à saúde.
Os profissionais que desejarem agendar horas técnicas para esclarecer dúvidas ou verificar pendências podem procurar a Viemsa, localizada na Rua Benjamin Constant, 179, bairro Passo das Pedras.
Mais informações estão disponíveis pelo telefone (51) 3600-7742 ou pelo e-mail sms.sanitaria@gravatai.rs.gov.br.
Foto: Helen Bielefeld



