Se pudesse escrever sempre sobre professores, seria muito legal! Os heróis brasileiros, junto com algumas outras categorias que merecem esse título no Brasil, assim não ficaremos à mercê do monopólio dos heróis norte-americanos, nossos heróis são bem mais fortes e interessantes, sim! Os professores, heróis mesmo, de poderes e força sobre humana, que colocam qualquer Super do Tio Sam no chinelo. E provo que é fato. Partimos do princípio que professores são heróis por definição, vejamos o panteão dos super pelo mundo – Ok, só quem vende heróis hoje em dia são os americanos (EUA) – observamos os mais fortes, todos são professores, quer ver? Dos X-men, o Professor Xavier (e aqui é o mais forte, por que o Wolverine é o mais legal disparado), da recente realidade da Marvel, O Senhor Fantástico Professor Reed Richards, do Universo DC, mais realista temos o incomparável e imbatível, Batman – esquece o Superman, esse é a visão mitológica – Bruce Wayne, é um mentor, um estudioso de tudo que existe, um professor para seus pupilos, afinal de contas com “preparo é imbatível” (para os Nerds de plantão), enfim, todos professores. Mas nem se comparam com nosso exército de heróis, os professores do Brasil só podem ser heróis.
Em que realidade teríamos pessoas dispostas a se sacrificar diariamente pelos inocentes e mais vulneráveis, ou, em cumprir uma jornada excessiva sem recuar, e vamos além, qual herói consegue se multiplicar para atender e socorrer grupos e mais grupos de pessoas, decorar durante toda a carreira infinitos nomes e rostos e reconhecê-los nas ruas – super memória! Como explicar a empatia automatizada, bondade, esperança e devoção, sem dúvidas existe uma força sobre humana, em cada um dos mestres da educação para explicar tais feitos e proezas. E como todo herói, trabalham em silêncio, disfarçados, pois voltam para suas casas e seguem em suas identidades secretas como, mãe/pai, filhas/filhos, irmãs/irmãos, esposas/maridos e companheira(os), lindas(os) e belos(as), com disposição e altivez. Esses são heróis e heroínas, que lutam contra o crime da desigualdade, discriminação e injustiças sociais, legítimos guerreiros e guerreiras na luta diária de criar um mundo melhor, e ainda assim convivem com falta de reconhecimento, as vezes classificados como anti-heróis pois muitos por ai, as vezes levam a culpa ou são apontados pelas falhas e faltas que os inimigos/vilões criam no mundo, esses algozes de nossos heróis vem há muito tempo tentando desqualificar e colocar o povo contra aqueles que lutam para transformar o mundo em um lugar melhor. Bandidos de ternos e gravatas, seus poderes são a ganância, a negatividade, falta de empatia e se alimentam da ignorância e pobreza.
Não há dúvidas professores são nossos heróis! não trabalham de capa e máscaras por que não precisa! não há torres, cavernas, palácios, mas a maioria por muitas vezes sentem-se assim como o Superman em uma fortaleza da solidão, quando assistem seus esforços sendo deturpados ou desqualificados pela maldade de seus inimigos – e acredita há muitos Inimigos da Educação – mas como todo herói, não desistem, seguem na busca por um mundo mais justo, que vale a pena lutar. Aos heróis do mundo fora da Matrix, meu eterno reconhecimento, e vocês não estão sozinhos.
ESSENCIAL REFLETIR.
ANTES TARDE DO QUE NUNCA.
Um dos assuntos mais falados em bares, conversas informais e grupos nas ruas e web, são as eleições deste ano, uma clara evolução para o brasileiro, que era especialista em futebol, novelas e reality shows. Entre as conversas estão principalmente as insistentes pesquisas que não demonstram a realidade de opinião, poucos acreditam nas previsões tendenciosas das pesquisas encomendadas, aqui no garrão do Brasil os candidatos ao Palácio Piratini estão se definindo, logo estarão na boca do povo. Só nos falta saber fazer as melhores escolhas, vamos chegar lá.
A CONTA CHEGA.
A saúde em Canoas continua sendo pauta e alvo de críticas, assim como algumas insatisfações por parte da comunidade, que assiste a cidade seguidamente sendo notícias nem tão agradáveis pela imprensa. Os esforços da gestão em mostrar uma cidade perfeita, não tem agradado muitos e sobrecarregam as redes sociais de reiteradas reclamações. Parece que a ausência de 79.388 eleitores em 2020 na última eleição, tem custado caro para a cidade, a dúvida é se o resultado seria diferente. Vale lembrar os números, brancos 6.602 (3,85%), nulos 9.928 (5,80%), abstenções 79.388 (31,67%).
https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/eleicoes/2020/resultado-das-apuracoes/canoas.ghtml
GLOBALIZADOS
Enquanto convivemos com nossas limitações e anseios políticos, econômicos e sociais, as atenções do brasileiro estão voltadas para Rússia e Ucrânia, não apenas por se tratar de uma guerra, mas principalmente pelos impactos na economia e do petróleo que gera a alta do preço do combustível aqui. Como se o Brasil precisasse de uma guerra para conviver com o preço absurdo da gasolina e diesel.
Na mesma linha aumentam os debates sobre a necessidade de privatização da estatal, afinal o petróleo nunca foi nosso.