Tomates Canto da Terra aposta em sistema semi-hidropônico e fertirrigação para ampliar qualidade e produtividade no campo.
Na comunidade rural de Gravataí, a produção familiar Tomates Canto da Terra, conduzida por Jason Cavalheiro da Silva e Laerte Oliveira da Silva, vem se consolidando como exemplo de inovação e sustentabilidade. Com cultivo em estufa, manejo semi-hidropônico e fertirrigação, a iniciativa já está na sua segunda safra.
Durante visita à propriedade, o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Eduardo Müller, destacou o apoio da gestão:
“A experiência mostra como a adoção de tecnologias de cultivo protegido contribui para aumentar a qualidade, diversificação e regularidade da produção agrícola local, fortalecendo a economia rural do município”.
A propriedade conta com 523 pés de tomates orgânicos em uma área de 810m², cultivados em 14 linhas. Entre as variedades estão:
Tomate Saladete (italiano Monteliga) – 122 pés
Tomate Grape Maggino (amarelo) – 96 pés
Tomate Grape Farbini (laranja) – 100 pés
Tomate Grape Fratelino (vermelho) – 205 pés
Atualmente, a estufa opera com 47% da capacidade total, abrindo margem para expansão nos próximos ciclos. A previsão de produção é de 3 mil quilos de tomates Grape e 1,6 mil quilos de Saladete, além da futura inclusão de pimentões.
Foto: Divulgação