spot_img

Presidente da Cruz Vermelha proíbe filial à ajudar na tragédia de Petrópolis

Pois então, a manchete por si fala, é isso mesmo que você leu, o prsidente nacional da Cruz Vermelha Julio Cals emitiu nota via grupo de whatssap, proibindo qualquer ação de filiadas vizinhas da Cruz Vermelha de ajudar na tragédia de Petropolis.

As mortes em decorrência das chuvas que atingiram Petrópolis na semana passada chegaram a 178, informou o Corpo de Bombeiros nesta segunda-feira (21).  Conforme informações, o número é o maior já registrado na história da cidade, ultrapassando a catástrofe de 1988, quando 171 morreram.

Ainda há pessoas desaparecidas, e nesta segunda-feira (21) as buscam continuam pelo sétimo dia consecutivo. Um verdadeiro caos na cidade, nesta ultima madrugada começou a ventar fortemente fazendo com que os trabalhos fossem interrompidos e retomados por volta das 7h.

Por incrivel que pareça, neste momento há por muitos brasileiros o sentimento de empatia em relação à população de Petropolis e suas vítimas. A empatia começa quando entendemos a dor do outro e nos colocamos no lugar daquele que esta sofrendo. A Cruz Vermelha de Friburgo realizou uma ótima ação, entregando 10 toneladas de donativos ás vitimas. Mas parece que a ação não foi bem vista pelo presidente nacional Julio Cals. Confira a “nota” desumana que ele emitiu para as filiais:

“Bom dia. Primeiro irei me pronunciar como voluntário, logo após como conselheiro nacional e Presidente Nacional da instituição. Como voluntário gostaria de agradecer a todos os voluntários que se colocaram a disposição para ajudar a Cruz Vermelha Brasileira. Gratidão a todos vocês! Como conselheiro nacional gostaria de abordar dois pontos:
1-Gostaria de ter acesso a apólise de seguro de todos os voluntários que estavam em operação pela Filial de Nova Friburgo.
2-Gostaria de ter acesso a convocação ou a liberação da filial para atuar em outro território que não é o dela.
Com relação ao primeiro ponto, é obrigatório todo voluntário que está em operação e principalmente área quente de desastres está assegurado. Esse documento irei acionar as comissões nacionais para notificar a filial.
Com relação ao segundo ponto, nosso estatuto e regulamento são tão cristalino como água.
enviadas para conhecimento da Junta de Governo Nacional.
Subseção XI Das Filiais
Art. 62. Cruz Vermelha Brasileira atuará em todo o território nacional, atendendo a organização federativa, por intermédio de suas Filiais Estaduais e Filiais Municipais, as quais seguirão as regras gerais de funcionamento e controle alinhadas e aprovadas por este Estatuto e pela legislação pertinente.
Ora se a filial municipal é em Nova Friburgo, o que ela está fazendo em Petrópolis se ela só pode cumprir sua missão no território para qual for criada? No mínimo ela teria que ter autorização da Filial Estadual. Ah, então vou me amparar no código penal quanto a omissão de socorro, sim, omissão de socorro se fosse no território no qual a filial tem prerrogativa de ação e não ultrapassando as linhas que demarcam o seu território.
Para orientar também colocarei uma foto do regulamento para que não reste dúvida qual o papel das filiais municipais e de quem ela é subordinada.
Agora como Presidente Nacional, me reuni com as filiais municipais e pedi para que não fizessem nada sem convocação, falei que até para ajudar temos que ter organização e respeito. Me sinto profundamente desrespeitado, pois dei uma orientação as filiais, não deixarei em hipótese alguma esse tipo de postura e essa falta de respeito prevalecer. Como Presidente Nacional respeito o território de cada um, bem como suas funções, e não vou admitir falta de respeito a minha. Então abrirei um processo disciplinar e encaminharei para a comissão de ética para serem apurados e se a comissão entender que sim, aplicar as sanções cabíveis.”

Parece que a preocupação do presidente não é ajudar, mas sim, alimentar seu ego dentro de uma hierarquia, ao menos é a impressão que dá e que tenho ao ler esta nota. Os principios humanitarios deveriam ser para uma instituição tão importante no Brasil, algo fundamental.

Não estou aqui demonizando o presidente da CVB, mas sim reprovando veementemente tal falta de empatia e total despreparo ( já mostrado em um “programinha” como um cidadão disse, no qual teve abertamente espaço para expor sua opinião e qualificação, ou a falta dela ). Neste instante de dor e sofrimento, toda e qualquer ajuda é bem vinda para a cidade de Petrópolis.

Deixo aqui minhas palmas, meus parabéns, minhas saudações para a filial da Cruz Vermelha de Friburgo, no qual prestou grande ajuda humanitária, mesmo o presidente tendo seu ego hierarquico ferido, a filial de Friburgo tomou a atitude correta.

Quanto a nota colocada pelo presidente, só posso lamentar e deixar aqui mais uma vez o espaço aberto para suas justificativas ( apesar de que tentar justificar o injustificavel é muito dificil diante a uma tragédia como essa, onde devemos mobilizar quando possivel, o país inteiro ). Só espero que o presidente não tente intervir na filial de Friburgo por causa de suas feridas no ego, ficaria muito feio para ele e a instituição tal ato.

Por um Brasil mais unido!

spot_img
Wagner Andrade
Wagner Andradehttps://realnews.com.br/
Eu falo o que não querem ouvir. Política, futebol e intensidade. Se é pra sentir, segue. Se é pra fugir, cala.
- Conteúdo Pago -spot_img