A Prefeitura de Porto Alegre lançou, nesta quinta-feira (1º), a Operação Inverno 2023, com o objetivo de acolher a população em situação de rua nos meses mais frios. Serão 1.047 vagas na rede municipal de proteção social disponíveis em abrigos, albergues e pousadas, segundo a prefeitura da Capital.
A Operação Inverno é realizada pela prefeitura e secretarias, com apoiadores e parceiros. A 1ª fase da Operação Inverno conta com as 1.047 vagas na rede de proteção. A 2ª etapa, por sua vez, é acionada quando a temperatura chega ou desce abaixo de 5 graus. Neste caso, entra em ação o Ginásio do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), como alternativa para acomodação extra, ressalta a prefeitura.
Parceiros
A estrutura conta com a parceria da Cruz Vermelha, Unimed Porto Alegre, bem como, de grupos voluntários para alimentação – Cozinha e Servir e a Associação Só os Fortes. Também são parceiros o Comando Militar do Sul e o Sport Club Internacional.
Animais
Junto ao Gabinete da Causa Animal, os acolhidos contarão com espaços para os pets. A equipe atuará com orientação de cuidado e encaminhamentos para castração e outros atendimentos. Dos 25 espaços de acolhimento, nove aceitam animais. A entrada dos pets será avaliada conforme o comportamento e capacidade de convivência. Ao acessar o espaço, o tutor deve assinar um termo de castração.
Doações
Alimentos podem ser doados nos locais abaixo:
– Sede da Fasc (avenida Ipiranga, 310 – Praia de Belas – andar térreo): de segunda a sexta feira, das 9h às 17h
– Ginásio do Demhab (rua Conde D’Eu, 66, Santana): exclusivamente em dias de abertura, às 19h e às 7h
Com informações da Prefeitura de Porto Alegre
Foto: Pedro Piegas / PMPA