Iniciativa vai levar palestras e mentorias sobre empreendedorismo, inovação e tecnologia para seis escolas municipais
A Prefeitura de Gravataí realizou, nesta terça-feira (2), a abertura oficial do projeto “Startup na Mochila”, iniciativa que levará palestras e mentorias sobre empreendedorismo para escolas municipais que oferecem a Educação de Jovens e Adultos (EJA) ao longo do segundo semestre deste ano.
O evento aconteceu no auditório da prefeitura e contou com a presença de alunos e professores das instituições, que assistiram palestras sobre liderança, inovação e tecnologia.
“É muito importante que nossos estudantes aproveitem essa oportunidade. Mais do que tecnologias ou negócios, este projeto representa transformação: ele une práticas, experiências e ferramentas para que os alunos possam pensar soluções para desafios reais exigidos pelos novos tempos”, destacou a secretária municipal de Educação, Aurelise Braun.
A iniciativa é realizada pelo Setor de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento (Stid), da Secretaria Municipal de Educação (SMED), em parceria com a Secretaria Municipal de Ciência, Inovação e Tecnologia (SMICT), a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Capacitação (SMDHC), além de contar com o apoio de instituições parceiras, como o Senac e o Sindilojas.
Atualmente, seis escolas municipais contam com turmas da EJA em Gravataí: Antônio Aires de Almeida, Áurea Celi Barbosa, Nova Conquista, Osório Ramos Corrêa, Presidente Getúlio Vargas e Vânius Abílio dos Santos, somando cerca de 150 alunos beneficiados.
“Convidamos os alunos para que olhem o empreendedorismo com carinho, pois ele abre horizontes, perspectivas e novas capacidades para pensarmos. Queremos construir novas lideranças e projetos em Gravataí, então é fundamental que os alunos participem desse projeto e façam bom uso dessa iniciativa”, destacou a titular da SMICT, Selma Fraga.
Segundo a coordenadora do Stid, Tuane Dihl, as mentorias devem ocorrer tanto dentro quanto fora das escolas, permitindo experiências práticas e imersivas. “Esse projeto é uma coalizão de forças para ser colocado em prática. É uma caminhada até o final do ano que pretende contribuir para o processo de aprendizagem, com reflexos para toda a vida dos estudantes”, afirmou.
Durante a abertura, alunos e professores também participaram de duas palestras:
“Transformando Paixão em Carreira: Lições Aprendidas e a Importância da Autenticidade”, ministrada por Camila Joner, sócia e designer de festas da Omelette Decor;
“Agora é a sua vez de inovar”, com Carina Zen, coordenadora dos Cursos Técnicos de Tecnologia do Senac Gravataí.
As apresentações abordaram exemplos, técnicas e conceitos de empreendedorismo, inovação, invenção e criatividade, inspirando os alunos da EJA a desenvolverem novas ideias e projetos.
Foto: Gabriel Muniz