Após o esforço conjunto no último final de semana, a Prefeitura de Gravataí, através das equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU), mantém-se em ação nesta terça-feira (23) para os trabalhos de reparo visando a recuperação do município. As atividades incluem a poda de árvores, limpeza em bairros e avenidas, utilização de caminhões equipados com garras para remoção de destroços, e equipes dedicadas à retirada de entulhos.
Mobilizando todos os servidores, a SMSU está empenhada em contribuir com a recuperação da cidade, estendendo as jornadas de trabalho, incluindo noites e fins de semana. Após uma reunião estratégica, a equipe atuou de maneira integrada, priorizando ações imediatas para viabilizar recursos físicos.
O secretário adjunto da SMSU, Laone Pinedo, destacou o compromisso da equipe em atender toda a cidade e afirmou que não haverá descanso enquanto houver um único morador precisando de atendimento.
“Nossa Gravataí foi atingida, no último dia 16, pelo maior evento climático de nossa história. Estamos desde a terça-feira passada com 15 equipes atendendo a toda cidade”, afirmou Laone.
Daniel Amorim, chefe de equipe de rua, ressaltou que a maior dificuldade até o momento é a locomoção e entrada nos locais com árvores caídas em vias públicas.
“Estamos realizando uma ação conjunta com a RGE para retirada de árvores nas redes elétricas, visando restabelecer a energia elétrica o mais rápido possível”, explicou.
As equipes continuam nos bairros realizando a normalização do serviço no município. Neste momento, os serviços de rotina foram postergados e um efetivo de 81 colaboradores, 11 motoristas e equipamentos variados, como caminhões toco, caminhões cesto, caminhões garra, motosserras, motopodas, retroescavadeiras e roçadeiras.
A vendedora Cleusa Santos, do bairro Cadiz, expressou sua gratidão pela ajuda da Prefeitura.
“Eu não esperava; pensei que demoraria mais tempo. Fiquei muito feliz, pois não tinha como remover as árvores, já que não possuía uma motosserra. Com a ajuda da Prefeitura, tudo ficou mais fácil”, agradeceu.