Mensagens falsas simulam cobranças e direcionamentos ao Fórum; município reforça que não faz esse tipo de comunicação
A Prefeitura de Gravataí alerta a população, empresas e entidades sobre o envio de falsos e-mails que se passam por comunicações oficiais de órgãos públicos do município. Ao menos um escritório de advocacia e três cidadãos relataram ter recebido mensagens fraudulentas que simulavam cobranças e direcionamentos ao Fórum de Gravataí.
O município reforça que não realiza esse tipo de comunicação por e-mail e orienta os cidadãos a não clicarem em links ou baixarem anexos enviados por remetentes suspeitos, mesmo que apresentem aparência oficial.
Como funcionam os golpes
Embora não seja algo novo, os golpes utilizam e-mails com estruturas elaboradas, buscando capturar informações pessoais e confidenciais ou aplicar golpes financeiros, induzindo o destinatário a clicar em links ou abrir anexos maliciosos.
A Prefeitura de Gravataí reforça seu compromisso com a segurança da informação, transparência e proteção da integridade dos dados dos munícipes, destacando a importância da atenção da população para evitar prejuízos.
Como se proteger de falsos e-mails
Todos os e-mails oficiais da Prefeitura de Gravataí utilizam exclusivamente o domínio @gravatai.rs.gov.br. Verifique sempre o endereço do remetente.
Não clique em links de remetentes suspeitos, mesmo que aparentem ter relação com a prefeitura.
Não baixe anexos que não estejam claramente identificados como documentos oficiais.
Em caso de dúvida, não responda ao e-mail e entre em contato imediatamente com os canais oficiais.
Os canais oficiais de atendimento da Prefeitura estão disponíveis em:
gravatai.atende.net
Telefones e e-mails disponíveis no portal oficial.
Foto: Divulgação