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Prefeitura de Gravataí alerta para golpes de falsos e-mails enviados em nome de órgãos públicos

Mensagens falsas simulam cobranças e direcionamentos ao Fórum; município reforça que não faz esse tipo de comunicação

A Prefeitura de Gravataí alerta a população, empresas e entidades sobre o envio de falsos e-mails que se passam por comunicações oficiais de órgãos públicos do município. Ao menos um escritório de advocacia e três cidadãos relataram ter recebido mensagens fraudulentas que simulavam cobranças e direcionamentos ao Fórum de Gravataí.

O município reforça que não realiza esse tipo de comunicação por e-mail e orienta os cidadãos a não clicarem em links ou baixarem anexos enviados por remetentes suspeitos, mesmo que apresentem aparência oficial.


Como funcionam os golpes

Embora não seja algo novo, os golpes utilizam e-mails com estruturas elaboradas, buscando capturar informações pessoais e confidenciais ou aplicar golpes financeiros, induzindo o destinatário a clicar em links ou abrir anexos maliciosos.

A Prefeitura de Gravataí reforça seu compromisso com a segurança da informação, transparência e proteção da integridade dos dados dos munícipes, destacando a importância da atenção da população para evitar prejuízos.


Como se proteger de falsos e-mails

Todos os e-mails oficiais da Prefeitura de Gravataí utilizam exclusivamente o domínio @gravatai.rs.gov.br. Verifique sempre o endereço do remetente.
Não clique em links de remetentes suspeitos, mesmo que aparentem ter relação com a prefeitura.
Não baixe anexos que não estejam claramente identificados como documentos oficiais.
Em caso de dúvida, não responda ao e-mail e entre em contato imediatamente com os canais oficiais.
Os canais oficiais de atendimento da Prefeitura estão disponíveis em:
gravatai.atende.net
Telefones e e-mails disponíveis no portal oficial.



Foto: Divulgação

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