Prefeitura de Canoas reabre a Clínica de Saúde da Família Caçapava no bairro Mathias Velho

O antigo desejo de moradores do bairro Mathias Velho foi atendido pela Prefeitura de Canoas na manhã desta quarta-feira (21) com a reabertura da Clínica de Saúde da Família (CSF) Caçapava. O local passou por ampla reforma, recebeu novas instalações elétricas e hidráulicas, pintura e ampliação de 300m², totalizando a área de quase 700 m². O horário de funcionamento da nova clínica entre segunda e sexta-feira é das 8h às 22h, e aos sábados, das 8h às 16h.

As obras custaram o investimento de mais de R$ 1,8 milhão e permitiram que a capacidade de atendimento da unidade dobrasse, passando para até 300 consultas por dia. A CSF Caçapava já está em pleno funcionamento e antes mesmo do usuário entrar, será possível observar que a estrutura foi planejada com acessibilidade. Os canoenses que procurarem atendimento médico se depararão com um espaço moderno, composto por dois consultórios odontológicos, oito consultórios médicos e sala vermelha totalmente equipada para os procedimentos de emergência.

Além de consultas clínicas e odontológicas, a população tem acesso a curativos, atendimentos ambulatoriais, exames, grupos de educação em saúde, vacinação, testes rápidos, psicólogo, assistente social, nutricionista, distribuição de medicamentos, marcação de consultas e tratamento de doenças crônicas. Outro diferencial da unidade é a presença de uma Farmácia Básica, que facilita a retirada dos medicamentos para quem desejar.

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Fernando Ritter, a CSF Caçapava, localizada próxima ao Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC), atenderá uma região com aproximadamente 20 mil pessoas. “Pacientes com menos gravidade que chegam ao HPSC serão atendidos aqui. Vamos dar o atendimento de urgência e seguir com o atendimento continuado feito pelas cinco Equipes de Saúde da Família (ESFs). Se o paciente vem aqui com uma oscilação na pressão, ele precisa ser acompanhado após o atendimento”, afirma Ritter.

A vice-prefeita de Canoas, Gisele Uequed, explica que as Clínicas de Saúde da Família são um recente conceito da atenção primária da saúde. Anteriormente, havia Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou unidades com horário estendido e nome fantasia de UPA. “As clínicas são a união das duas unidades para prestar atendimento integral e digno aos canoenses. Aqui, além do conforto e da segurança que milhares de famílias sentirão, teremos mais serviços, especialidades médicas e diversos tipos de atendimento”, ressalta.

Para os funcionários da antiga UBS Caçapava, a transformação é simbólica e representa a luta incansável da equipe da atenção básica no município. A coordenadora do local, Lorraine Sallaberry, revelou emocionada que a Clínica de Saúde da Família é uma grande motivação para a continuidade dos atendimentos com excelência. “Agradeço o espaço cedido e agora estamos mobilizados para desenvolver projetos que promovam a saúde da população. Nossa equipe é engajada e com certeza vai trabalhar para atender os canoenses como gostaríamos de ser atendidos”, diz.

Esta é a quarta Clínica de Saúde da Família inaugurada na cidade e até o fim desta semana serão entregues mais duas pela Prefeitura de Canoas: a Mato Grande, no bairro de mesmo nome; e a CAIC, no Guajuviras. Já funcionam em moldes semelhantes as Clínicas São Vicente, Estância Velha e Guajuviras.

spot_img

LEIA MAIS

- Conteúdo Pago -spot_img