Na tarde desta quarta-feira (7), a Prefeitura de Canoas reforçou seu compromisso com a qualidade dos serviços médicos para a população ao adquirir dois novos tomógrafos. Os equipamentos serão destinados ao Hospital Universitário de Canoas (HU) e ao Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC). O ato de Assinatura de Ordem de Início de Serviços aconteceu no Paço Municipal.
Os tomógrafos computadorizados de 16 canais têm a capacidade de realizar uma média de 1.559 exames mensais no HU e atender às demandas de urgência no HPSC. O prefeito em exercício Nedy de Vargas Marques ressaltou a importância desses equipamentos modernos para ampliar o número de exames e acelerar o diagnóstico e tratamento de doenças, reduzindo assim o tempo de espera dos pacientes e aumentando as chances de salvar vidas.
Essa aquisição representa um investimento de R$ 1,8 milhão, com cada aparelho custando cerca de R$ 923 mil. O secretário municipal de Saúde, Jurandir Maciel, destacou que essa contratação é fundamental para ampliar a cobertura dos exames e eliminar a fila de espera, que chega a três mil exames entre usuários de Canoas e dos municípios de referência no Estado.
Paulo Nader, diretor-geral do Hospital Universitário de Canoas (HU), enfatizou que com essa nova aquisição, o hospital terá dois equipamentos à disposição, o que irá significativamente melhorar a qualidade dos exames, agilizar os processos e ampliar a demanda ambulatorial.