Não foi o que a torcida esperava para a estreia do colorado na Copa do Brasil. Na noite da última terça-feira (29), o time de Roger Machado não passou de uma vitória de placar mínimo sobre o desconhecido Maracanã, clube cearense da série D do Campeonato Brasileiro.
Com uma estratégia definida de armar um ferrolho na defesa, o Maracanã passou a maior parte do primeiro tempo rebatendo bolas alçadas na área. Favorecido pela falta de inspiração do meio campo colorado, o time visitante obteve êxito em conter as investidas dos donos da casa.
O Internacional, que começou a partida sem Vitão, Bernabei e Alan Patrick, teve muitas dificuldades em furar o bloqueio imposto pelo Maracanã. Wesley e Bruno Tabata não conseguiram vitória pessoal sobre os defensores, enquanto Óscar Romero não foi capaz de acionar um isolado Enner Valencia.
O Inter só levou perigo em uma cobrança de falta de Valencia aos 27 minutos. A bola foi para fora, mas passou perto da trave de Rayr. Cinco minutos mais tarde, o colorado chegou a marcar. Em uma bola enfiada por Tabata, Wesley de letra tocou no canto do goleiro, mas após análise do VAR, a posição irregular do camisa 21 foi assinalada pela arbitragem. Apenas nos acréscimos o Colorado assustou novamente, com um chute cruzado de Aguirre defendido por Rayr.
Ainda deu tempo dos cearenses construírem sua única chance de gol em um contra-ataque que Bravo bateu na rede pelo lado de fora.
Para a segunda etapa, Roger trocou os pontas de lugar para causar mais dificuldades para a defesa dos visitantes. Logo aos dois minutos parecia que a mudança surtiria efeito, já que Bruno Tabata faz um cruzamento que encontra Romero na área, o camisa 11 cabeceou mas a bola foi para fora.
O treinador colorado percebeu que precisariaudsr peças para furar o bloqueio do adversário. Rogel e Tabata saíram para as entradas de Vitinho e Gustavo Prado quando eram jogados 12 minutos.
Oito minutos mais tarde, o cria da base colorada, arriscou um chute de média distância que encontrou o travessão de Rayr.
Roger Machado precisava vencer o jogo e para isso, aos 22 minutos jogados, lançou mão de Alan Patrick e do garoto Raykkonen nas vagas de Romero e Enner Valencia. Seis minutos se passaram e o camisa 10 colorado teve a chance de abrir o placar. Em pênalti sofrido por Wesley, o capitão colorado bateu sem a firmeza de sempre, facilitando a vida de Rayr, que encaixou a bola no seu canto esquerdo.
O goleiro do Maracanã estava iluminado. Aos 32 minutos, defendeu uma boa cabeçada de Wesley após cobrança de escanteio. Cinco minutos mais tarde, em mais uma cobrança de escanteio, Alan Patrick coloca a bola na cabeça de Raykkonen que cabeceia forte para chão, a bola quica e vence o goleiro do Maracanã. Era para ser o consagração do atacante como sendo o mais jovem jogador colorado a marcar em um jogo oficial, mas o VAR viu um toque de mão inexistente e recomendou a anulação do gol. O árbitro seguiu a orientação e o placar permaneceu inalterado.
O alívio da torcida e dos jogadores do Inter veio apenas aos 48 minutos do segundo tempo. Em jogada pela direita, Vitinho encontra Wesley na área, o atacante cabeceia na trave e no rebote Gustavo Prado bate fore de primeira para estufar as redes de Rayr, que nada pôde fazer. O VAR ainda perdeu alguns minutos procurando um impedimento na origem da jogada, mas dessa vez foi obrigado a validar o gol.
Fim de jogo e um clima de que o time colorado ficou devendo muito futebol. No dia 22 de maio, as equipes voltam a se enfrentar para decidir uma vaga nas oitavas de final, desta vez em terras cearenses. A vantagem do empate é do Inter.
Roger Machado e seus comandados agoram voltam suas atenções para o enfrentamento diante do Corinthians, que ocorre no próximo sábado (3), às 18:30 na Neo Química Atena em jogo válido pela sétima rodada do Brasileirão.
Internacional 1X0 Maracanã
Jogo de ida da 3ª fase da Copa do Brasil
Data e hora: 29/04/2025 – 19:00
Local: Estádio Beira Rio, Porto Alegre-RS
Árbitro: Bruno Pereira Vasconcelos (BA)
Assistentes: Alessandro Alvaro Rocha de Matos (BA) e Daniella Coutinho Pinto (BA)
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE)
Cartões amarelos: Jairo, Matheus Taumaturgo, Rafael Mandacaru, Rogério e Bravo (MAR)
Gols: Gustavo Prado (INT 48′ 2T)
Internacional: Anthoni; Aguirre, Rogel (Vitinho), Victor Gabriel e Ramon; Fernando, Thiago Maia, Óscar Romero (Alan Patrick), Bruno Tabata (Gustavo Prado) e Wesley, Enner Valencia (Raykkonen). Técnico: Roger Machado.
Maracanã: Rayr; Rafael Mandacaru, Jairo, Wendel (Edimar) e João; Leandro, Michel Pires, Wilker (Anderson), Davi Torres (Testinha); Bravo (Matheus Taumaturgo) e Rogério (Jair). Técnico: Junior Cearense.
Foto: Ricardo Duarte