spot_img
spot_img

Por que assistir o filme Sound of Freedom?

Caros amigos, nesse texto quero compartilhar com leitor, de forma direta e simples – sem rodeios, um dos assuntos de extrema gravidade e importância. Inicialmente é importante ressaltar que pautas como essa afetam diretamente nossas vidas e principalmente nossas famílias e futuro. 

Todos sabem da paixão e didática que tenho pela sétima arte, que ao meu ver atualmente é uma das formas mais amplas que vem transformando a sociedade (…). O cinema possui uma tendência global de suprimir, criar, influenciar e extinguir culturas, comportamentos e a própria história. Diante disso quero expor minha experiência com o filme tão criticado e falado no mundo inteiro, SOUND OF FREEDOM, do diretor Alejandro Gómez Monteverde, (com forte colaboração e  influência do produtor, diretor e ator Mel Gibson), produzido em 2018, só agora em 2023 distribuído para algumas salas de cinema – sem divulgação ou publicidade direta, devido a uma forte campanha e lobby contrária às mensagens religiosas e dados alarmantes que o filme traz ao público –  Uma história que nos coloca diante da fragilidade das pessoas mais carentes e vulneráveis, as crianças, ou melhor falando nossos filhos. 

I. Web – O filme relata de forma direta a realidade do tráfico sexual infantil.

O filme, em suma, conta uma história real (baseada em fatos e pessoas reais), sobre o oculto esquema de tráfico de crianças existente no mundo inteiro, um negócio milionário, que tem como consumidores pessoas que podem pagar e manter tal mercado hediondo nas sombras do sistema.  Ao contrário de que muitas pessoas incitaram, o filme não aborda nem mesmo trata de teorias da conspiração, rituais satânicos ou similares, a questão é bem mais direcionada, especificamente a exploração e tráfico humano sexual. 

A são quase duas horas que soco no estômago e uma tensão desesperadora (muito subjetiva, mas que prende a atenção do início ao fim), expondo uma realidade que a maioria das autoridades e governos ignoram ou fazem acortinar de forma inescrupulosa. 

O filme é simples e direto sem cenas espetaculares de ação, heroísmo exagerado ou coisas típicas de  Hollywood (…), não há nada explícito em relação a apelação sexual que um filme com esse tema teria, pois trata-se de crianças vítimas. O roteiro é tenso, o tempo todo levando ao espectador a refletir e ficar em silencio durante todo o filme, cenas onde as crianças são vitimas dos adultos pevertidos e doentes, são subjetivas, mas igualmente revoltante e assustadoras como se soubéssemos o que realmente acontece com as vitimas de escravidão. 

Nos últimos meses, o filme tomou conta dos mais importantes ciclos de debate sobre a causa de proteção e direitos humanos. Confesso que fiquei resistente em assistir o filme no início, um pouco porque o debate não é estranho a minha rotina, evitei por pensar que o filme tiraria meu sono – E realmente tirou! Eu dediquei um pouco mais de dez anos de vida a causa da criança e adolescente, ainda milito nessa pauta com dedicação como advogado e voluntário (…), durante 10 anos como conselheiro tutelar, assisti algumas das condutas das mais perversas de pessoas que sem explicação conseguem maltratar e causar sofrimentos a crianças, adolescentes e suas famílias, também presenciei a falência do sistema que deveria proteger e dar dignidade a estas crianças e famílias, como diria o fictício, Capitão Nascimento “o sistema é fod…”.  Conheci muitas pessoas focadas em auxiliar, contudo conheci muitas pessoas oportunistas, que de forma alguma deveria estar na infantaria dessa luta, vestida com poder Estatal de modificar famílias, na minha experiência depois de um tempo entendi que governos e alguns órgãos tomado pela ganância política não tinham mais nenhuma eficácia ou objetivo nobre, mas sim a manipulação de pessoas em benefício próprio. (opinião).

 

I. Web – O filme foi produzido em 2018 e somente distribuído em 2023.

Ao assistir o filme tive essa regressão aos tempos de conselho, de forma alguma quero comparar maus-tratos com sequestro, exploração sexual e infanticídios, mas a história contada pelo diretor  Alejandro Gómez Monteverde, me fez lembrar e reforçar que a responsabilidade e atenção é de todos, cabe a nós pais, adultos, advogados, médicos, os incansáveis professores, cuidadores e pessoas com o mínimo de humanidade cuidar com ainda mais atenção de todas as crianças, seres vulneráveis e frágeis, que necessitam de muita proteção. 

Recomendo que se você ainda não assistiu esse filme, faça um esforço e vá ao cinema, assista! Reflita e observe como estamos cegos pela rotina de um sistema que escolhe as pautas que debatemos, observe como há coisas que estão ocultas e cada vez mais estamos presos em um labirinto sem fim. O filme não lhe trará insônia, assim espero, mas fará você refletir. 

A dica final é que assista o filme e que fique até o final, onde há uma mensagem do ator Jim Caviezel, que esclarece alguns pontos que tem se tornado debates sobre o filme.

Muita luz a todos.  

Essência 

BRASIL UM PAÍS CADA DIA MAIS DIVIDIDO 

Presidente Lula, não consegue decolar em pesquisas de satisfação de seu governo.

A política do amor adotada pelo atual governo federal, vem desafiando a paciência do cidadão produtor e gerador de riquezas. Agora, semanalmente se tem informação da mídia militante do plim plim, sobre ações do governo de retrocessos, geração de impostos absurdos, restrições de direitos de propriedades e ações do judiciário que desafiam a lógica jurídica. Todas essas “notícias” são distribuídas a população mais humilde como conquistas e salvação.  O maior problema é o colapso econômico e social,  vindouro e inevitável, que essas ações estão criando a cada dia de negociações por cargos e poder em Brasília. 

Parte do povo, está cada vez mais iludido, com promessas baseados em narrativas criadas para silenciar ou manipular a sociedade, outra parte desse mesmo povo, assiste silenciado um declínio moral e político do sistema, a verdade é que já não sabemos mais o que fazer, será que já chegamos ao ponto de do egoísmo individual do ditados popular “ é cada um por si”. 

 

INCENTIVO AO TURISMO 

I. Web. Cristo Protetor -Encantado RS

Os gaúchos tem um novo e atrativo  de turismo, o CRISTO PROTETOR, uma atração turística que promete movimentar a região de Encantado/RS. A estátua de Cristo Protetor é um monumento que representa Jesus Cristo de braços abertos localizado no município de Encantado no Rio Grande do Sul. A estátua ficou concluída em abril de 2022,

é a maior estátua de Cristo do Brasil, ultrapassando 4,8 metros a estátua do Cristo Redentor e a maior do mundo.

A iniciativa é privada e promete desenvolver o turismo no interior do Estado, que possui muitas belezas naturais e muitas possibilidades. O que falta é maior incentivo e divulgação por parte da nossa mídia local e ainda mais foco do governo do Estado em incentivar esse importante gerador de riqueza e empregos.

 

A SAÚDE EM CANOAS

Foto: Brunna Graco/Real News

Com as últimas movimentações da atual gestão sendo criticadas pela sociedade e estando a pauta da saúde nas principais rodas de conversas e notícias a nível de Estado, a desastrosa gestão da saúde em Canoas, só piora, com declarações e ações sem sentido com a realidade do canoense, o governo municipal parece viver em outra realidade, a insistência em propagandas ilusórias números distantes da realidade da população, geram revoltas, protestos e paralisação de funcionários. 

Na última semana, uma situação no mínimo constrangedora, um veículo de imprensa abordou a pauta no HU-Canoas, sobre dificuldades  de atendimentos, falta de insumos e reclamações generalizadas de paciente, funcionários, estudantes e médicos – até mesmo o Conselho Regional de Medicina do RS – Cremers, já havia se manifestado sobre a situação critica da saúde de Canoas, sobretudo do HU-Canoas, entretanto o porta voz e atual secretário da saúde da gestão da prefeitura, para todo o Estado, negou uma realidade cabal visível e de conhecimento de todos, descrevendo a situação como normal, descrevendo uma realidade existentes só mesmo em eventos e redes sociais compartilhada entre o próprio governo municipal. 

A situação complexa que o canoense enfrenta na saúde só não é de conhecimento de seus gestores.

A situação é preocupante, administrar uma pasta como a saúde é muito difícil e complexa, deve ser abordada com profissionalismo e seriedade, o que se nota é que a gestão está mais focada em autopromoção do que admitir a realidade e dificuldade que está enfrentando. 

Ainda faço votos que essa gestão se desenvolva, torço mesmo, mas a cada dia é mais difícil ignorar o fato que passamos os últimos anos inertes. Na primeira experiência da mesma gestão do Prefeito Jairo Jorge, de forma humilde e focada, Canoas apresentou diálogos, competência e união nas matérias de primeira necessidade para a população, atualmente isso é só uma lembrança. 

spot_img
Rodrigo S. de Souza
Rodrigo S. de Souzahttps://realnews.com.br/
Comentarista, Bel. Direito, Advogado, Sociólogo e Político.

LEIA MAIS

- Conteúdo Pago -spot_img