spot_img

Políticas públicas de aposta no potencial da diversidade RS

Porto Alegre se destaca no cenário nacional não apenas pela pluralidade cultural, mas também por seu potencial como capital do empreendedorismo LGBT+. Com o maior contingente da comunidade LGBT+ no Brasil, a cidade tem atraído olhares atentos de investidores e lideranças políticas. Essa realidade impõe a necessidade de políticas públicas efetivas, que valorizem e incentivem eventos voltados à diversidade produtiva.

É nesse contexto que nasce o I Fórum de Empreendedorismo LGBT+ do Rio Grande do Sul, uma iniciativa que surge como desdobramento da Feira Baile da Diversidade, realizada na Praça Brigadeiro Sampaio. Inspirado em modelos de sucesso como o FESTURIS de Gramado — que já possui espaço dedicado ao público LGBT+ —, o fórum pretende consolidar um novo espaço de articulação e oportunidades.

A Feira Baile da Diversidade já deixou um legado significativo. A partir dela, floresceram ações como exposições de arte, exibição de documentários e a integração de produtores de gastronomia, moda, artesanato e manifestações culturais. Artistas independentes, drags e transformistas encontraram ali uma vitrine para seus talentos.

O fórum tem como objetivo conectar todos os atores que acreditam no potencial produtivo da diversidade, propondo uma abordagem intersetorial que envolva cultura, saúde, turismo, indústria e políticas públicas. O conceito de uma cidade Gay Friendly ganha, aqui, uma dimensão mais profunda: é sobre gerar oportunidades reais de desenvolvimento.

Se Porto Alegre já se destaca pelo número de integrantes da comunidade LGBT+, por que não sonhar com um grande evento como um “South Summit colorido”? Um espaço democrático, com espaço para pequenos empreendedores, startups e inovação inclusiva. A proximidade com o Mercosul, a infraestrutura de bares, saunas, restaurantes, casas noturnas e eventos culturais voltados ao turismo da diversidade só reforçam esse potencial.

É hora de mobilizar militantes, simpatizantes e todos que acreditam na potência criativa e produtiva da diversidade gaúcha. O mês de junho, marcado pelas celebrações do Orgulho LGBT+, pode ser ainda mais forte com a integração de eventos como o fórum, a Feira Baile, o Miss Universo Trans, e colaborações com cidades como Gramado — tudo isso culminando com a terceira maior Parada LGBT+ do Brasil, em Porto Alegre.

Programação do I Fórum de Empreendedorismo LGBT+ do RS:

  • Abertura: 30 de maio, com a II DiversidARTE, uma exposição de arte.

  • Mesas temáticas: de 31 de maio a 6 de junho, com debate no dia 06, na Sala 301 da Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

  • Encerramento: 8 de junho, com a 3ª Edição da Feira Baile da Diversidade, novamente na Praça Brigadeiro Sampaio.

O evento conta com o apoio organizativo do gabinete do vereador Giovani Culau, e convida todas, todos e todes para participar, divulgar e fortalecer essa construção coletiva.

Em tempo: que o novo Papa, Leão XIV, siga os passos empreendedores e inclusivos de Francisco, com um olhar para os pobres e para todas as formas de diversidade.

spot_img
Gaio Fontella
Gaio Fontellahttps://realnews.com.br/category/opiniao/blog-do-gaio/
Gaio Fontella (Psicólogo, psicanalista, graduado e pós-graduado pela UFRGS, comentarista e produtor do “Café com Análise”, no Youtube.
- Conteúdo Pago -spot_img